2

Relembre a última vitória do Vasco sobre o Flamengo no Brasileirão

Por mais que o Cruz-Maltino tenha um bom retrospecto recente contra o Flamengo, é preciso voltar oito anos na história para que a última vitória pelo Brasileiro

02/06/2023 06:00 / atualizado em 02/06/2023 00:36
compartilhe
Jogadores do Vasco comemoram a vitória contra o Flamengo no Brasileirão de 2015
foto: Paulo Fernandes/Divulgação

Jogadores do Vasco comemoram a vitória contra o Flamengo no Brasileirão de 2015

Por mais que o Vasco tenha perdido do Flamengo, adversário da próxima segunda (5), na semifinal do Campeonato Carioca, o retrospecto recente do Cruz-Maltino contra o rival não é ruim. Porém, quando o assunto é Campeonato Brasileiro, é necessário voltar bastante no tempo para relembrar a última vitória.

O ano é 2015, no dia 27 de setembro. O Vasco estava na zona de rebaixamento e o Flamengo na beira do G4 antes de jogo válido pela 28ª rodada do Brasileirão daquela temporada.

Após manter um domínio no início do primeiro tempo, o Flamengo abriu o placar logo aos 11 minutos. Jorge cruzou, Guerrero escorou e Émerson Sheik finalizou para marcar o primeiro jogo do confronto.
 

O gol fez com que o Rubro-Negro diminuísse o ritmo e o Vasco não conseguia criar. A única boa chance do Cruz-Maltino veio já nos acréscimos, quando Leandrão achou Nenê e Paulo Victor saiu para evitar o empate.
 

Segundo tempo marcou a virada 


Já no segundo tempo, tudo mudou. Em quatro minutos, o Cruz-Maltino virou a partida.  Aos 12, Rodrigo bateu falta de longe e Paulo Victor não conseguiu alcançar. Quatro minutos depois, o zagueiro apareceu novamente e ganhou um pênalti após nova batida parar na mão de Jorge. Nenê bateu e garantiu a virada no Maracanã.

O Flamengo acordou após a virada, mas não conseguiu levar perigo ao gol de Martin Silva. O goleiro uruguaio cortou um passe de Sheik para Cirino aos 29 e viu Émerson furar dentro da área cinco minutos depois. 

No fim, "o Vasco é o time da virada" foi o canto que ecoou pelo Maracanã, com a vitória do clube alvinegro.
 
 

No entanto, os três pontos não foram suficientes para que o Vasco fugisse do rebaixamento, terminando na 18ª colocação. O Flamengo também não teve um campeonato com destaque, fechando na 12º posição. 

Histórico no Brasileirão

Desde então são oito jogdos pelo Campeonato Brasileiro, com quatro vitórias do Flamengo e quatro empates. Confira os confrontos:

2017: Vasco 0 x 1, Flamengo, Flamengo 0 x 0 Vasco
2018: Flamengo 1 x 1 Vasco, Vasco 1 x 1 Flamengo
2019: Vasco 1 x 4 Flamengo, Flamengo 4 x 4 Vasco
2021: Vasco 1 x 2 Flamengo, Flamengo 2 x 0 Vasco

FICHA TÉCNICA


FLAMENGO 1 x 2 VASCO


Data do jogo: 27 de setembro de 2015, quarta-feira
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Público: 44.341 presentes (40.240 pagantes)
Renda: R$ 1.986.400,00
Competição: Campeonato Brasileiro de 2015 (28ª rodada)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/Rio Grande do Sul)
Assistentes: José Javiel Silveira e Rafael da Silva Alves
Cartões amarelos: Márcio Araújo, Émerson, Guerrero, Jorge, Paulo Victor (Flamengo), Luan, Nenê, Julio dos Santos, Lucas, Madson, Júlio César (Vasco) 
 
Gols: Émerson (11/1ºT, 1-0), Rodrigo (12/2ºT, 1-1), Nenê (16/2ºT, 1-2) 

Flamengo: Paulo Victor, Pará (Ayrton), Cesar Martins, Samir, Jorge; Márcio Araújo, Canteros (Marcelo Cirino), Alan Patrick; Paulinho (Ederson), Émerson, Guerrero. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Vasco: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo, Júlio Cesar; Bruno Gallo, Julio dos Santos (Guiñazu), Andrezinho, Nenê (Lucas), Jorge Henrique (Rafael Vaz); Leandrão. Técnico: Jorginho.


Compartilhe