2

Torcida do Vasco canta música homofóbica em clássico contra o Flamengo

Sistema de sistema de som o Maracanã alertou para que a torcida do Vasco não cantesse músicas de teor preconceituoso

05/06/2023 20:46 / atualizado em 05/06/2023 20:56
compartilhe
Torcida do Vasco no confronto contra o Flamengo pelo Brasileirão
foto: Gabriel Rodrigues/Superesportes

Torcida do Vasco no confronto contra o Flamengo pelo Brasileirão

A torcida do Vasco entoou um canto homofóbico e preconceituso no clássico com o Flamengo, nesta segunda-feira (5), no Maracanã. Durante o primeiro tempo da partida válida pelo Brasileirão, parte dos vascaínos cantaram uma música em que chamam a torcida rubro-negra de "puta, viado e ladrão". 

O canto durou pouco tempo, mas o suficiente para ser notado no estádio. Pouco depois, o sistema de som do Maracanã alertou para que a torcida do Vasco não cantesse músicas homofóbicas. O telão do estádio também apresentou uma mensagem no mesmo sentido.
 
 

Caso o grito se repita, o árbitro pode parar o jogo. Se o caso for relatado na súmula, o Vasco pode ser denunciado pela promotoria do STJD (o Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. 
 

Possíveis punições 

 
O Código prevê multa de até R$ 100 mil por “prática de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. O time ainda poderia perder três pontos se o Tribunal considerar que a infração foi “praticada simultaneamente por considerável número de pessoas”.

O STJD nunca retirou pontos de clubes do Brasileirão envolvidos de alguma forma em casos de homofobia. 
 
Neste ano a CBF incluiu em seu Regulamento Geral de Competições punições claras a casos de racismo e homofobia, no artigo 78. Quem descumprir o regulamento pode ser punido pela entidade de quatro maneiras diferentes, a depender da gravidade: advertência, multa de até R$ 500 mil, transfer ban e perda de pontos.

Compartilhe