2

STJD define punição contra o Vasco após confusão em São Januário

Vasco foi punido pela confusão nas arquibancadas de São Januário após a derrota para o Goiás, pelo Brasileirão

23/06/2023 15:54 / atualizado em 23/06/2023 15:54
compartilhe
Confusão começou logo após o apito final da derrota para o Goiás
foto: Gabriel Rodrigues/Superesportes

Confusão começou logo após o apito final da derrota para o Goiás


 
O STJD confirmou, na tarde desta sexta-feira, a punição preventiva ao Vasco pela confusão em São Januário após a derrota para o Goiás. Após pedido da procuradoria, o presidente José Perdiz Jesus interditou o estádio por 30 dias. Além disso, o Vasco também ficará sem carga de ingressos para os seus jogos como visitante.

Esta é a mesma punição sofrida pelo Santos pelas cenas lamentáveis que ocorreram na Vila Belmiro durante a derrota do Peixe para o Corinthians, na última quarta-feira, também pelo Campeonato Brasileiro. A interdição vale para qualquer categoria do futebol e também para o futebol feminino.
 
- A referida decisão se pauta na ordem Jurídica Desportiva, proporcionalidade e razoabilidade, tendo em vista que os fatos ocorridos na partida em questão são inaceitáveis perante a sociedade e ao Futebol Brasileiro. Toda e qualquer manifestação com uso de violência será devidamente repreendida e sancionada por este Tribunal - afirmou presidente do STJD José Perdiz. 
 
A punição ao Vasco já vale para o duelo contra o Cuiabá, na próxima segunda-feira, em São Januário, pela 12ª rodada do Brasileirão. O Cruz-Maltino já havia começado a venda de ingressos para a partida e cerca de 10 mil entradas já haviam sido vendidas. 

Vale ressaltar que este é um pedido liminar. A procuradoria do STJD também pode apresentar uma denúncia contra o Vasco pelos incidentes em São Januário. Nesse caso, o clube seria julgado por uma Comissão Disciplinar, que pode dar outra pena ao Vasco. No entanto, o Cruz-Maltino pode recorrer da punição preventiva.

O que aconteceu em São Januário em Vasco x Goiás


Logo após o apito final que decretou a derrota do Vasco para o Goiás por 1 a 0, torcedores do Vasco arremessaram objetos, rojões e sinalizadores em direção ao campo de São Januário. A Polícia Militar responder com tiros de bala de borracha, gás de pimenta e bombas, começando uma grande confusão nas arquibancadas, camarotes e do lado de fora da Colina. Um militar também disparou tiros de arma de fogo em direção aos torcedores, que tentavam invadir São Januário. 

Torcedores do Vasco também arremessaram pedras na direção do estacionamento do clube. Carros de jogadores e da arbitragem foram atingidos e ficaram danificados. A PM informou que ninguém foi preso na noite desta quinta-feira.

Os jogos em que o Vasco ficará sem torcida


Vasco x Cuiabá, Brasileirão, em São Januário - 26 de junho (segunda-feira), às 21h (de Brasília)
Botafogo x Vasco, Brasileirão, no Nilton Santos - 2 de julho (domingo), às 16h (de Brasília)
Vasco x Cruzeiro, Brasileirão, em São Januário - 8 de julho (sábado), às 18h30 (de Brasília)
América-MG x Vasco, Brasileirão, no Independência - 15 de julho (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Vasco x Athletico-PR, Brasileirão, em São Januário - A definir

Compartilhe