Mais Esportes
None

COPA TRUCK

Pernambucano Beto Monteiro perto do título

Neste fim de semana, piloto pode integrar grupo com quatro maiores campeões da categoria

postado em 07/12/2019 17:51

(Foto: Duda Bairros)
Vencedor de oito corridas das 16 disputadas na Copa Truck 2019, competição que substituiu a Fórmula Truck a partir de 2017, o pernambucano Beto Monteiro nem precisa ganhar na última etapa do ano para ficar com o título. Neste domingo, no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, basta ele chegar em 4º lugar nas duas provas que serão realizadas para ser o campeão. A largada da primeira corrida será às 14h30, a da segunda, às 14h48.
 
Beto Monteiro tem dois títulos pelo Fórmula Truck, conquistados em 2004 e em 2013. Já considerado um dos grandes nomes da corrida de caminhões, se levantar a taça em Interlagos ele entra para o seleto grupo dos quatro maiores campeões da categoria. Seria a primeira conquista na Copa Truck, até agora vencida apenas por Felipe Giaffone (2017) e Roberval Andrade (2018).
 
Se ganhar a primeira corrida em Interlagos, Beto Monteiro precisa apenas em 10º na segunda prova para ficar com o título. Mas o piloto prefere não fazer conta. E planeja um fim de semana "normal" em São Paulo. "Esssa semana tive uma reunião de estratégia, e eu disse que queria que o trabalho fosse como foi durante todo o ano. Logicamente, no momento certo de fazer conta, a gente vai fazer", disse, em entrevista ao Superesportes. "Não é fácil, mas é uma situação melhor que a dos outros", completou.
 
Dos 31 pilotos que este ano disputaram, pelo menos, uma prova na Copa Truck, Beto Monteiro é o único do Norte-Nordeste. Além dele, são 31 paulistas, seis paranaenses, três catarinenses, dois gaúchos, dois mato-grossenses e um goiano. "O grande problema, sempre, é a falta de apoio das empresas do Nordeste a pilotos nordestinos", crava. "Durante muitos anos, fiquei só no cenário nacional e internacional", lamenta.
 
A saída para ver outros pilotos pernambucanos nas diversas categorias de automobilismo, segundo Beto Monteiro, é o investimento na base, que, segundo ele, é o kart. E apesar da falta de investimento, o piloto veterano se diz otimista com o surgimento de novos talentos do estado no kart. "Tem aparecido outros pilotos, que saíram do kart, como o Rafa Câmara e o Kiko Porto. Com o trabalho que o kart fez, agora alguns pilotos (do Nordeste) vão aparecer."

Top8
Os maiores campeões de corrida de caminhão no país, somando a extinta Fórmula Truck com a atual Copa Truck

5 títulos
Felipe Giaffone

4 títulos
Wellington Cirino

3 títulos
Roberval Andrade
Leandro Totti

2 títulos
Beto Monteiro
Renato Martins
Oswaldo D. Jr.
Jorge Fleck