2

Mineira Pati Antunes se prepara para Mundial de Escalada na Rússia

Sem patrocínio significativo ou ajuda do governo, Pati Antunes recorreu a vaquinha virtual para custear sua ida ao maior campeonato de escalada do mundo

23/08/2021 17:46 / atualizado em 24/08/2021 14:41
compartilhe
Patrícia Antunes, a Pati, estará no Mundial de Escalada da Rússia em setembro
foto: Arquivo Pessoal/divulgação

Patrícia Antunes, a Pati, estará no Mundial de Escalada da Rússia em setembro



Entre as rochas grandiosas da Serra do Cipó e as paredes coloridas do ginásio de escalada indoor, em Belo Horizonte, a escaladora profissional Patrícia Antunes, se prepara para lutar pelo tão sonhado ouro no Campeonato Mundial de Escalada, a ser disputado em setembro, na Rússia
 
Desta vez, para a atleta apelidada de Pati, o maior desafio enfrentado não foi a altura ou a dificuldade técnica da via de escalada, mas a falta de patrocínio significativo para chegar até o mundial. Convidada pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) a integrar a seleção e representar o Brasil no campeonato, Pati ficou de fora do patrocínio por uma vaga. 
 
Com a falta de incentivo ao esporte no Brasil, a ABEE só possui recursos, atualmente, para custear as duas primeiras colocadas no ranking brasileiro da modalidade. Pati ocupa o terceiro lugar na classificação, por isso teve que buscar, por conta própria, alternativas para chegar até a capital russa, Moscou. 
 
"A Rússia não é logo ali, né?", comenta Pati, em tom de brincadeira, com um nítido sotaque mineiro. Assim que recebeu o convite, a escaladora movimentou as redes sociais em busca da colaboração dos colegas do esporte, seguidores e empresas com potencial de patrocínio. 
 
Como resultado de uma vaquinha on-line, em poucos dias, a atleta já possuía em sua conta os R$ 14.850,00 necessários para custear toda a sua viagem para a Rússia.  

Mineira Patrícia Antunes estará entre as melhores do mundo em Moscou
foto: Carol Coelho/ABEE

Mineira Patrícia Antunes estará entre as melhores do mundo em Moscou


 
Além da vaquinha, a atleta recebeu também o apoio do Portal Uai em parceria com a Special One e o site Seguros Promo. Ambas as marcas se uniram para ajudar a mineira a realizar seu sonho. 

Alexandre Magno, Diretor de Operações dos Diários Associados, afirma que o compromisso do Portal Uai com Minas Gerais está presente também ao apoiar esse tipo de parceria que valoriza os mineiros e suas conquistas: “Ficamos sempre contentes em poder fazer parte de momentos como esse”.
 

Toca para cima, Pati! 

 
Pati Antunes é formada em relações públicas e conheceu a escalada em 2008. Desde então, vive sua vida em função da sua paixão pelo esporte. "Tudo me encantou demais, eu percebi que tinha um mundo muito grande lá fora", comenta. 
 
Com 35 anos, ela possui dezenas de títulos dentro da escalada esportiva. Oito vezes campeã mineira, bicampeã nacional e inúmeras vezes campeã nas modalidades de boulder e overall, escalada guiada, Pati é um dos grandes nomes da escalada nacional. 
 
Treinada pelo seu marido Jean Ouriques, ela sabe que enfrentará grandes nomes no mundial, incluindo o da medalhista olímpica Janja Garnebret, da Eslovênia. "Eu sei que eu vou enfrentar coisas muito difíceis. Nós não temos incentivo como outros países. Aqui, no Brasil, não temos sequer as agarrar iguais às que vão ter no mundial", pontua. 
 
A falta de patrocínio significativo e recursos se somam às dificuldades, mas, para a atleta, não são motivos de desistência. "Eu preciso estar lá para colocar em prova tudo isso e saber em que caminho estou e que direção que eu preciso tomar. É um desafio ousado, mas eu entendo que se eu não arriscar, eu nunca vou saber se poderia dar certo ou não". 
 

Mulheres na escalada 

 
A escalada é um espaço majoritariamente masculino. A passos lentos, mas significativos, elas vêm tomando espaço dentro da modalidade. Segundo Pati, a entrada do esporte para as olimpíadas contribuiu significativamente para a mudança do cenário. 
 
"Ainda é muito pouco, mas percebemos sim um movimento muito maior do que há dez anos", enfatiza. A atleta acredita na igualdade dentro do esporte e defende que, independente do gênero, cor, credo, gênero, corpo ou sexualidade, a escalada é para todos. 
 
"O meu recado, especialmente para as mulheres, é que não se intimide. Nós temos muito lugar aqui dentro e precisamos ocupar esses lugares", reitera. A escalada, para ela, é, acima de tudo, um esporte democrático. "Simplesmente venham, se arrisquem. Vale a pena", conclui. 
 

Campeonato Mundial de Escalada 

 
O Mundial de Escalada é o principal campeonato da modalidade no mundo. O evento é organizado bianualmente pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), desde 1991. Três modalidades fazem parte do campeonato: lead, boulder e velocidade. 
 
Patrícia Antunes integra o time brasileiro na categoria adulto, junto a outros grandes nomes da escalada brasileira como Felipe Ho, Thais Makino, Jonas Leffeck e Bianca Castro. 
 
Ela embarca para Moscou, Rússia, no dia 12 de setembro. O evento está marcado para os dias 15 a 22 de setembro. 
 
Em nota, a ABEE compartilhou as expectativas para o campeonato. "A expectativa é obter melhores resultados que os de 2019, que foi qualificatório para as Olimpíadas. Nossa meta do atual ciclo, que vai até 2024, é ficar entre os 40 melhores em campeonatos mundiais".

Pati Antunes, atleta de escalada de Belo Horizonte
foto: Arquivo Pessoal/divulgação

Pati Antunes, atleta de escalada de Belo Horizonte

 

Special One 


Special One, uma das empresas que está apoiando a viagem da atleta, é um Centro de Fisioterapia e Treinamento de Corrida Integrados, que tem o objetivo de cuidar e orientar atletas, sejam eles iniciantes, amador ou profissional. 

Seguros Promo


Já a Seguros Promo é uma empresa especializada em seguros de viagem,  e conta com os mais novos e mais completos planos do mercado. A empresa é responsável pela negociação com as principais seguradoras de viagem do país e busca as melhores condições de preço e produtos para os seus clientes.  

Compartilhe