2

Tradicional prova do ciclismo mundial, Giro D'Itália estreia no Brasil

Evento, na Serra da Mantiqueira, em abril, será limitado para 2.500 atletas amadores. Inscrições estão abertas e devem ser feitas no site oficial

04/02/2022 09:40 / atualizado em 04/02/2022 09:53
compartilhe
Competição na Europa sempre foi marcada pelo alto nível de atletas e pelas belas paisagens no percurso
foto: Luca Bettini/AFP - 28/05/2021

Competição na Europa sempre foi marcada pelo alto nível de atletas e pelas belas paisagens no percurso

O ciclismo de estrada no Brasil não para de crescer, mostra disso é que em 2022 uma das provas mais tradicionais do mundo estreia por aqui: o Giro D’Itália. Com duas opções de trajeto, de 110 e 63 quilômetros pela Serra da Mantiqueira, o evento terá como palco as montanhas de Campos de Jordão, em 3 de abril.

"O Giro d’Italia Ride Like a Pro leva em seu DNA o máximo de uma experiência ao ciclista amador comparado ao profissional que compete no Giro d’Itália. Escolhemos a Serra da Mantiqueira justamente por favorecer na construção dessa vivência esportiva", explica Fábio Oliveira, sócio-diretor do projeto no Brasil.

Agora, em 2022, o Brasil passa a ser protagonista desse plano para alavancar a expansão mundial de presença física da marca. O país foi escolhido por ser um destino com mercado forte e estabelecido de praticantes do ciclismo de estrada, assim como pela beleza cênica e ampla capacidade das empresas aqui instaladas para o desenvolvimento do produto.

Para ampliar essa experiência, o percurso passará por estradas e rodovias pavimentadas, que serão fechadas e bloqueadas para a segurança do atleta; foi inserida passagem por trechos de gravel (chão batido), uma das experiências mais emblemáticas do Giro D’Itália e inédito no Brasil; e os atletas terão pela frente também os desafios do trecho de 7 quilômetros na Serra do Paiol com inclinações de 13% a 24%, e paisagens exóticas que vão exigir técnica, superação e muito foco dos participantes.

Trajeto

O trajeto de 110 quilômetros tem 2.650 metros de ganho altimétrico, enquanto o de 63 quilômetros apresenta 1.350 metros de ganho altimétrico.

"Serão percursos em uma região rica em montanhas desafiadoras, visual paradisíaco e, acima de tudo, passagens com inclinações com características similares as montanhas italianas, como por exemplo, a Serra do Paiol", completa Fábio Oliveira. Os percursos passarão ainda por trechos nas belas cidades de Santo Antônio do Pinhal, Sapucaí Mirim e São Bento do Sapucaí.

Por questões de segurança e logística, o evento será limitado para 2.500 atletas amadores, maiores de 18 anos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site oficial do evento.
Compartilhe