2

Alisson dos Santos leva o ouro nos 400m com barreiras em evento nos EUA

Medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, Piu, apelido do brasileiro, fatura o ouro em prova disputada pelo Prefontaine Classic

28/05/2022 19:35
compartilhe
Alisson dos Santos manteve o bom momento em competições intenacionais
foto: Reprodução/Instagram

Alisson dos Santos manteve o bom momento em competições intenacionais

Neste sábado, dois brasileiros conquistaram medalhas importantes no atletismo. Alisson dos Santos, conhecido como "Piu" conquistou medalha de ouro nos 400 metros com barreiras, enquanto Caio Bonfim ficou com o bronze na marcha atlética.

Medalhista de bronze nos 400 metros com barreiras nas Olimpíadas de Tóquio de 2021, o brasileiros Alisson dos Santos (Pinheiros) venceu, neste sábado, a prova do Prefontaine Classic, em Eugene, Estados Unidos, no Hayward Field da Universidade do Oregon, mesmo estádio em que será disputado o Mundial de 2022, de 15 a 24 de julho.

A competição faz parte da terceira etapa da Liga Diamante de 2022, o principal circuito de competições da World Athletics (WA).

Alisson dos Santos, de 21 anos, terminou a prova em 47.23, melhorando a sua marca do Ranking Mundial da WA. O brasileiro é dono da terceira melhor marca da história da prova, com 46.72, obtida em Tóquio. Ele começou muito bem a temporada, que tem como objetivo o Mundial do Oregon e, a longo prazo, uma medalha na Olimpíada de Paris-2024.

No momento, Piu é o líder do ranking mundial e, com o ouro, apenas ampliou a liderança. "Foi bom resultado, mas temos muito ainda que acertar. Estamos fazendo algumas mudanças técnicas de corrida, mas estamos no caminho certo", disse o treinador Felipe de Siqueira.

O pódio teve, ainda, os norte-americanos Khallifah Rosser e Quincy Hall, que ficaram com a segunda e a terceira colocação. Ambos tiveram o mesmo tempo, 48.10, recordes pessoais. O resultado foi decidido apenas na foto de chegada.

Outro brasileiro na competição foi Thiago do Rosário André (CT Maranhão-MA).

Marcha Atlética


Também neste sábado, o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) conquistou a medalha de bronze no Grande Prêmio Cantones de La Coruña de Marcha Atlética, na Espanha. Em sua 35ª edição, a competição reuniu os principais atletas do mundo da especialidade na prova dos 20 km.

Com o resultado, Caio mantém a liderança da World Athletics Race Walking Tour de 2022. Esta prova faz da série ouro e foi disputada num circuito de 1 km. O brasileiro completou a distância em 1:20:14.

"Estou trabalhando muito e feliz com esse resultado. Participo de La Coruña desde 2009 e meu recorde pessoal consegui aqui, em 2019, com 1:18:47. A pandemia me impediu de competir aqui em 2020 e 2021", disse o brasileiro em entrevista logo após cruzar a linha de chegada.

"Fui superado por dois espanhóis que correram em casa e estão de parabéns", concluiu.

Antes da prova, Caio precisou voltar ao Brasil ainda nesta semana por problemas pessoais. Assim, ele teve apenas um dia de descanso para competir.

"Ele está de parabéns. Não teve tempo de descansar nem a cabeça e fez uma prova excelente. Está ótimo. Ele tem um camping em altitude agora nos Estados Unidos, visando o Mundial de Oregon, em julho", disse João Sena, treinador e pai de Caio.

À frente de Caio, ficaram os espanhóis Alvaro Martín, o vencedor, com 1:19:58, e Diego Garcia, segundo colocado, com 1:20:00.

Também nesta prova, o catarinense Matheus Correa (AABLU-SC) terminou na 37ª colocação, com 1:35:31, enquanto o paraense Lucas Mazzo (CASO-DF) ficou na 51ª posição, com 1:27:35.

Na prova feminina, o melhor resultado brasileiro foi o de Viviane Lyra (AEVF-RJ), que terminou em sétimo lugar, com 1:32:56. Gabriela Muniz (CASO-DF) completou a prova em 1:43:01. A vencedora foi a chinesa Shijie Quieyang, com 1:27:50.


Compartilhe