2

Campeões mundiais concorrem a Atleta do Ano no Brasil; veja os indicados

Vencedores serão revelados na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2022, em 2 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

19/01/2023 11:30 / atualizado em 19/01/2023 12:28
compartilhe
Em 2021, Rebeca Andrade levou o prêmio de Melhor Atleta do Ano
foto: Ben Stansall / AFP

Em 2021, Rebeca Andrade levou o prêmio de Melhor Atleta do Ano

 
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quinta-feira (19) os nomes que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2022. Ana Marcela Cunha (águas abertas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística) reeditam a disputa de 2021 no feminino. Alison dos Santos (atletismo), Filipe Toledo (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) concorrem no masculino. 
 

Veja indicados ao troféu de Melhor Atleta do Ano de 2022

 

Os vencedores serão revelados durante cerimônia de gala na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, em 2 de fevereiro. Em 2021, os campeões olímpicos Isaquias Queiroz e Rebeca Andrade levaram o prêmio para casa. 

Todos os seis concorrentes foram campeões mundiais em 2022, ano em que o Brasil conquistou 23 medalhas em mundiais e competições equivalentes. 

Segundo o presidente do COB, Paulo Wanderley, a premiação celebra os grandes feitos do esporte olímpico brasileiro na temporada passada.

"O esporte olímpico brasileiro teve um desempenho excelente em 2022, e o Prêmio Brasil Olímpico celebrará esses grandes feitos, homenageando atletas, treinadores e a todos que ajudaram a levar o nome do nosso país às primeiras colocações nas competições mais importantes. Estivemos no pódio em campeonatos mundiais ou equivalentes em 23 oportunidades, o que nos deixa com a certeza de que o investimento tem trazido resultados expressivos", declarou.

O ano de 2022 também marcou a participação do Time Brasil nos Jogos Sul-americanos de Assunção, competição em que a delegação nacional liderou o quadro de medalhas com 133 de ouro e 319 no total.

Melhor Atleta do Ano


O processo para a escolha dos indicados a Melhor Atleta do Ano e dos melhores das modalidades foi realizado por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte, além da Comissão de Atletas do COB.

O público poderá participar da escolha dos seus atletas favoritos. Na plataforma do COB, já estão abertas as votações populares para a escolha do Atleta da Torcida e Prêmio Inspire. 

Para isso, basta acessar o site e votar (limitado a uma vez por dia) no  atleta favorito. A votação ficará aberta até momentos antes do final da cerimônia, em 2 de fevereiro. 

A solenidade também prestará tributo a um ícone do esporte nacional, com a entrega do Troféu Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representam os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo. 

Serão, ainda, premiados os melhores técnicos e os destaques dos Jogos da Juventude de Aracaju.

Confira o histórico dos concorrentes ao troféu de Melhor Atleta do Ano:


  • Ana Marcela (Águas Abertas)


Ana Marcela fechou a temporada de 2022 com pódios em todos os 11 eventos que disputou. No Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, principal evento do ano, a nadadora foi ouro nas provas de 5km e 25km, além de bronze nos 10km, distância em que é a atual campeã olímpica. O ano teve ainda ouro nos Jogos Sul-Americanos em Assunção, e o sexto título do Circuito Mundial, também vencido pela baiana em 2010, 2012, 2014, 2018 e 2021. A conquista desta edição teve ouros nas etapas de Portugal e da França, bronze no Canadá e prata em Israel.

  • Rayssa Leal (Skate)


Mais jovem medalhista olímpica da história do Brasil, Rayssa Leal, a fadinha do skate, está com 15 anos e teve uma temporada impecável. Venceu todas as quatro etapas da SLS (Street League Skateboarding), principal liga de skate street do mundo: primeiro em Jacksonville (Estados Unidos), depois em Seattle (Estados Unidos) e Las Vegas (Estados Unidos). A última etapa foi no Rio de Janeiro, no Super Crown. Pela primeira vez na carreira, Rayssa venceu a competição e se sagrou campeã do circuito mundial em 2022.

  • Rebeca Andrade (Ginástica Artística)


Dona de duas medalhas olímpicas (ouro e prata) de Tóquio 2020, a ginasta continuou colecionando resultados expressivos em 2022. Aos 23 anos, Rebeca Andrade garantiu o inédito ouro para o Brasil no individual geral, prova mais nobre da ginástica, no Mundial de Ginástica Artística, realizado em Liverpool (Inglaterra). Rebeca ainda conquistou o bronze no solo, marcando a despedida do "Baile de Favela" como trilha sonora da coreografia do aparelho.

  • Alison dos Santos (Atletismo)


Alison dos Santos, o "Piu", foi imbatível em 2022. O atleta de 22 anos tornou-se o primeiro atleta de pista do Brasil a conquistar o título da Diamond League, vencendo os 400m com barreiras em todas as sete etapas do principal circuito do atletismo mundial. A temporada invicta contou ainda com outro título inédito para o país: no Mundial de Atletismo de Eugene (Estados Unidos), "Piu" sobrou na prova e foi campeão com direito a recorde da competição. 

  • Filipe Toledo (Surfe)


Foram nove anos batalhando por um sonho e ele veio em 2022. O surfista Filipe Toledo conquistou o almejado título do Circuito Mundial de Surfe em um ano perfeito. Depois de bater na trave em anos anteriores, nesta temporada, Filipinho se consolidou como favorito. Chegou a cinco finais em nove etapas até o WSL Finals, vencendo em Bells Beach e conquistando o tetra no Rio. Também foi vice-campeão em Portugal, El Salvador e Indonésia. Chegou na etapa final em Trestles, na Califórnia, como líder do ranking mundial com folga, e não deixou o troféu escapar. Em uma decisão épica, venceu o campeão olímpico Ítalo Ferreira e escreveu seu nome na história do esporte. É o quarto membro da Brazilian Storm a se sagrar campeão mundial. 

  • Isaquias Queiroz (Canoagem velocidade)


O maior canoísta da história do país teve mais um grande ano. Na principal competição de 2022, o Campeonato Mundial de Halifax, no Canadá, Isaquias conquistou duas medalhas: ouro no C1 500m e prata no C1 1000m. O baiano de 28 anos chegou, assim, a 14 medalhas em campeonatos mundiais adultos, sendo sete de ouro. Desde 2013, ele foi ao pódio em dois Jogos Olímpicos (2016 e 2021) e em sete Mundiais (2013/14/15/17/18/19/22). Com quatro medalhas olímpicas no currículo, Isaquias ainda subiu outras quatro vezes ao pódio em 2022: conquistou dois ouros no Pan-americano, uma prata na etapa da República Tcheca da Copa do Mundo e um bronze nos Jogos Sul-Americanos de Assunção.


Quem já foi premiado

 

  • 1999 - Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)
  • 2000 - Leila (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)
  • 2001 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)
  • 2002 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)
  • 2003 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)
  • 2004 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)
  • 2005 - Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)
  • 2006 - Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)
  • 2007 - Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)
  • 2008 - Maurren Maggi (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
  • 2009 - Sarah Menezes (judô) e Cesar Cielo (natação)
  • 2010 - Fabiana Murer (atletismo) e Murilo (vôlei)
  • 2011 - Fabiana Murer (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
  • 2012 - Sheilla (vôlei) e Arthur Zanetti (ginástica artística)
  • 2013 - Poliana Okimoto (águas abertas) e Jorge Zariff (vela)
  • 2014 - Martine Grael e Kahena Kunze (vela) e Arthur Zanetti (ginástica artística)
  • 2015 - Ana Marcela Cunha (águas abertas) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade)
  • 2016 - Rafaela Silva (judô) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade)
  • 2017 - Mayra Aguiar (judô) e Marcelo Melo (tênis)
  • 2018 - Ana Marcela Cunha (águas abertas) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade)
  • 2019 - Beatriz Ferreira (boxe) e Arthur Nory (ginástica artística)
  • 2020 - não houve prêmio
  • 2021 - Rebeca Andrade (ginástica artística) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade)


Compartilhe