2

EUA apoia participação de russos com bandeira neutra nos Jogos de Paris

COI anunciou que examina autorizar a participação de atletas russos sob bandeira neutra nos Jogos de Paris-2024; Ucrânia acusa entidade de promover a guerra

02/02/2023 22:36
compartilhe
Ucrânia fez apelo pela proibição total da participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
foto: Fabrice COFFRINI / AFP

Ucrânia fez apelo pela proibição total da participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024


 
Os Estados Unidos apoiam que se permita aos atletas de Rússia e Belarus competir sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos, mas se opõem a que eles possam exibir suas bandeiras e símbolos nacionais, declarou a Casa Branca nesta quinta-feira (2).

"Os Estados Unidos apoiaram a suspensão dos órgãos regentes nacionais do esporte de Rússia e Belarus das federações esportivas internacionais", declarou aos jornalistas a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Contudo, se os atletas forem convidados para um evento internacional, como os Jogos Olímpicos, "deve ficar absolutamente claro que não representam os Estados russo e bielorrusso", afirmou.

"O uso de bandeiras, símbolos e hinos oficiais dos Estados russo e bielorrusso também deve ser proibido", acrescentou.

A posição dos Estados Unidos se insere em um crescente debate sobre os próximos Jogos Olímpicos, que acontecem em Paris no ano que vem.

A Ucrânia fez apelo pela proibição total da participação dos atletas russos nos Jogos por causa da invasão de seu território pelas forças de Moscou, na qual há atletas ucranianos entre as vítimas.

A Rússia, por sua vez, pressiona pela suspensão de todas as restrições, argumentando que os Jogos Olímpicos não devem ser politizados.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) declarou que está estudando uma via para permitir que atletas russos compitam nos Jogos de Paris, provavelmente como atletas neutros.


Compartilhe