2

Motivado por luta principal, Edson Barboza mira ascensão no ranking do UFC

Friburguense encara perigoso georgiano para manter embalo no peso-pena

26/08/2021 21:22
compartilhe
Edson Barboza espera transformar motivação com luta principal em mais uma grande vitória no UFC
foto: Douglas P. DeFelice/AFP

Edson Barboza espera transformar motivação com luta principal em mais uma grande vitória no UFC


Lutador de talento inquestionável, Edson Barboza viveu fase instável nos anos anteriores, mas emendou nova sequência positiva no peso-pena do UFC. Ele será atração principal do evento do próximo sábado, em Las Vegas, diante do georgiano Giga Chikadze. O brasileiro de 35 anos considera que é o momento de manter o embalo para voltar a se destacar no ranking da categoria até 66kg.

Barboza, que é natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, vem de triunfos sobre Shane Burgos (nocaute) e Makwan Amirkhani (decisão unânime dos juízes). Ele se recuperou de três derrotas seguidas, sendo uma quando desceu para os penas e enfrentou Dan Ige (vencedor por decisão dividida), e duas ainda como peso-leve, diante de Paul Felder (por pontos) e Justin Gaethje (nocaute).

Em dez anos na divisão dos leves, Edson Barboza acumulou nocautes lindos que levantaram os fãs, mas também teve decepções. Entretanto, ele crê em êxito na divisão dos penas e tem como primeiro objetivo subir no ranking. O brasileiro ocupa o nono lugar e terá duelo direto contra o oponente deste sábado, já que o georgiano é o décimo na lista dos 15 melhores. 

A terceira luta principal desde que foi contratado pelo UFC, em 2010, é um ingrediente que motiva ainda mais o friburguense. Ele prometeu mais uma exibição para tirar o fôlego dos fãs. "É sempre especial fazer a luta principal, os olhos estão quase todos ali para assistir a luta principal. Fico muito feliz porque os anos passam e continuo sendo bom entretenimento, sempre fazendo boas lutas, sempre proporcionando um show para o pessoal que assiste", destacou, em entrevista ao Combate. 

Edson Barboza, exímio no muay thai e nocauteador nato, sabe que terá um oponente que merece atenção desde o começo da luta. Giga Chikadze é um atleta experiente, de 33 anos, mas chegou ao UFC só em 2019. O georgiano venceu os seis combates no octógono e ganhou respeito dos adversários.
 
Tenho certeza de que vai ser uma guerra! Ele é um excelente striker, provou isso, e eu estou provando há quase 11 anos que sou um dos melhores. Vai ser uma guerra! Esse é um tipo de luta que me motiva muito, sei que as pessoas querem ver essa luta e será uma luta principal. Sem dúvida, ganhando essa luta vou estar lá no top 5. Mereço estar entre os cinco melhores da categoria. E chegando cada vez mais perto do objetivo", declarou Barboza.

UFC Barboza x Chikadze


Data: sábado, 28 de agosto
Local: UFC Apex, em Las Vegas
Horário: a partir das 20h (de Brasília)
TV: Canal Combate (na íntegra); Combate no YouTube (duas primeiras lutas do evento)

CARD PRINCIPAL

Peso-pena: Edson Barboza x Giga Chikadze
Peso-médio: Bryan Battle x Gilbert Urbina
Peso-galo: Ricky Turcios x Brady Hiestand
Peso-meio-médio: Kevin Lee x Daniel Rodriguez
Peso-médio: Andre Petroski x Micheal Gillmore
Peso-médio: Makhmud Muradov x Gerald Meerschaert

CARD PRELIMINAR 

Peso-médio: Abdul Razak Alhassan x Alessio Di Chirico
Peso-médio: Sam Alvey x Wellington Turman
Peso-meio-pesado: Dustin Jacoby x Darren Stewart
Peso-mosca: JJ Aldrich x Vanessa Demopoulos
Peso-pena: Jamall Emmers x Pat Sabatini
Peso-galo: Mana Martinez x Guido Cannetti

Compartilhe