2

Ex-judoca do Minas, Luana Pinheiro busca sequência positiva no UFC

Paraibana teve rival trocada de última hora para luta deste sábado, em Las Vegas

18/11/2021 19:48
compartilhe
Luana Pinheiro, faixa-preta no Judô e ex-atleta do Minas, abre o UFC deste sábado
foto: Reprodução/Instagram

Luana Pinheiro, faixa-preta no Judô e ex-atleta do Minas, abre o UFC deste sábado


Depois da estreia até certo ponto frustrante, já que venceu graças a um golpe ilegal da adversária, Randa Markos, Luana Pinheiro volta ao UFC neste sábado, diante de Sam Hughes, em Las Vegas (o duelo terá transmissão do SporTV3). Ex-judoca do Minas, a paraibana enfrentaria uma oponente mais conhecida, Jessica Penne, que no entanto foi afastada do combate. Com isso, a brasileira terá pela frente uma nova rival, escolhida com apenas duas semanas de antecedência. 

Luana Pinheiro foi contratada pelo UFC depois de bom desempenho no Contender Series, programa criado pelo chefão Dana White para revelar novos talentos no MMA. A paraibana, atleta da Nova União, no Rio de Janeiro, liderada pelo head coach André Pederneiras, mininizou o fato de ter a oponente trocada a poucos dias para a luta. Ele garantiu que está pronta para enfrentar qualquer rival. 

"Minha preparação foi ótima. Estou muito feliz com o trabalho dos meus treinadores, todos meus parceiros de treinos me apoiaram muito e estiveram comigo em todos os treinos, dando o melhor deles, e estou muito feliz pra lutar no sábado", frisou a ex-judoca, em entrevista ao Combate

'Mineira de coração', paraibana minimiza mudança de rival de última hora e aposta na preparação
foto: Reprodução/Instagram

'Mineira de coração', paraibana minimiza mudança de rival de última hora e aposta na preparação



Luana, que completou 29 anos nesta quinta-feira (18), era atleta do Minas e é faixa-preta no judô. Sem perspectivas de realizar o sonho de disputar uma edição da Olimpíada, ela migrou para o MMA e, com apoio do namorado, o mineiro Matheus Nicolau, também atleta do UFC, chegou à principal organização da modalidade. O próximo passo é ter boa sequência na divisão peso palha (52kg) e conquistar espaço entre as melhores do ranking. 

Sobre a nova adversária, Luana disse que a técnica do judô, especialmente o jogo de quedas, será uma arma importante para sobrepujar a norte-americana Sam Hughes. Mas a paraibana avisou que está bem preparada para a luta em pé, na troca de golpes, se for necessário. "A minha ideia é impor meu jogo. Antes eu buscava muito o judô, hoje em dia sou mais adaptada ao MMA. Eu luto MMA. Se a queda aparecer, vou dar, porque é um instinto meu. E acredito que o judô vai estar comigo na minha carreira inteira", declarou.

Na estreia, em maio do ano passado, Luana mostrou toda a qualidade no judô e aplicou diversas quedas na adversária. Porém, ela foi atingida pela canadense Randa Markos com uma pedalada, no momento em que ainda estava com os joelhos no chão, o que é proibido pelas regras do MMA. Com isso, a brasileira, que foi levada a um hospital para avaliação médica, foi declarada vencedora por desclassificação da oponente. 

Luana assegurou que a frustração pela forma como venceu na estreia é passado. "O meu objetivo desde que eu comecei no MMA era entrar no UFC, e dar meu melhor em todas as lutas. Aconteceu de uma forma que eu não queria, nem o público também, mas a gente luta MMA e essas coisas podem acontecer. O que passou, passou, e agora estou focada na minha próxima luta", projetou.

Luana teve o apoio do namorado, Matheus Nicolau, de BH, também atleta do UFC
foto: Reprodução/Instagram

Luana teve o apoio do namorado, Matheus Nicolau, de BH, também atleta do UFC



UFC Vegas 43


Data: sábado, 20 de novembro
Local: UFC Apex, Las Vegas
Horário (de Brasília): 17h (card preliminar); 20h (card principal)
Transmissão: Canal Combate (PPV); SporTV3 exibe as duas lutas iniciais da programação

Card principal


Peso-galo: Ketlen Vieira x Miesha Tate
Peso-meio-médio: Michael Chiesa x Sean Brady
Peso-galo: Rani Yahya x Kyung Ho Kang
Peso-mosca: Joanne Wood x Taila Santos
Peso-galo: Davey Grant x Adrian Yanez

Card preliminar


Peso-pena: Pat Sabatini x Tucker Lutz
Peso-leve: Rafa Garcia x Natan Levy
Peso-palha: Loma Lookboonmee x Lupita Godinez
Peso-leve: Terrance McKinney x Fares Ziam
Peso-mosca: Cody Durden x Aori Qleng
Peso-pena: Shayilan Nuerdanbieke x Sean Soriano
Peso-palha: Luana Pinheiro x Sam Hughes

Compartilhe