
“Agora temos a nova segunda camisa da seleção na loja oficial. Com as listras rubro-negras horizontais, é uma clara referência ao popular clube Flamengo, do Rio de Janeiro, para trazer sorte na Copa do Mundo de 2014. No espírito do Brasil, com estilo. Sua camisa para o Rio”, escreveu o perfil oficial da seleção.
A diferença é que a camisa alemã terá listras mais grossas do que a atual camisa do Flamengo, lembrando inclusive o histórico manto que vestiu Zico e cia. na conquista do Mundial de Clubes de 1981.
Curiosidade histórica - A homenagem feita pelos germânicos traz consigo um fato curioso de mais de 100 anos atrás. Em 1913, o Flamengo adotou listras rubro-negras horizontais na camisa pela primeira vez, mas com frisos brancos entre as duas cores, semelhante às cores de uma cobra coral.
Assim, o uniforme ficou muito parecido com a bandeira alemã da época e, como o país virou inimigo na Primeira Guerra Mundial, os frisos brancos acabaram retirados para evitar polêmica. De lá para cá, as listras em vermelho e preto se eternizaram.