Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Como ficará a Seleção Brasileira de Tite sem contar com Neymar em amistosos?

Técnico usará os jogos com Rússia e Alemanha para montar time sem o astro

postado em 02/03/2018 10:06 / atualizado em 02/03/2018 10:13

Gaspar Nobrega/VIPCOMM
A cirurgia de Neymar neste sábado causa preocupação em todos os torcedores da Seleção Brasileira e do PSG, mas também pode ser vista como uma chance de ouro para o técnico Tite. Ele poderá encontrar alternativas para a Equipe Canarinha para quando não puder contar com o camisa 10, principal jogador do time.

Para os amistosos contra Rússia e Alemanha, nos dias 23 e 27 de março, ele até adiou a convocação de hoje para o dia 12. Porém, não deverá haver grande surpresa, uma vez que o treinador já teve outras oportunidades de montar esquema sem a maior estrela do futebol nacional – foram quatro jogos, com três vitórias e uma derrota.

O mais simples seria ele escalar um jogador para atuar pelo lado esquerdo. Os que vêm sendo convocados para esta função são Douglas Costa e Taison. Com isso, Phillippe Coutinho seria mantido  mais centralizado, com Gabriel Jesus no ataque e Casemiro, Paulinho e Renato Augusto formando o meio.

Nessa opção, o time perde em qualidade técnica, mas ganha muito em aplicação tática. Também haveria melhora na recomposição, tão importante no futebol atual.

Outra opção é deslocar Phillippe Coutinho para a esquerda, onde ele atuou a maior parte da carreira e conseguiu grande destaque. Aí, a dúvida é quem entraria no meio-campo, que poderia até dar desenho tático diferente ao time, que poderia jogar em um 4-1-4-1, variando para o 4-3-3.

Willian, espécie de 12º titular de Tite, parece o mais cotado para ganhar a vaga. Ele atravessa grande fase no futebol inglês atuando justamente do centro para a direita.

MAIS DESFALQUES


Com a queda de produção Renato Augusto, porém, poderia haver uma mudança ainda mais radical nos dois amistosos. Fernandinho aspira a vaga, como ocorreu nos amistosos realizados em novembro.

O problema é que o jogador do Manchester City sofreu estiramento de grau 1 na parte posterior da coxa esquerda durante a vitória por 3 a 0 sobre o Arsenal no domingo, que deu o título da Copa da Liga Inglesa ao Citizens. A previsão é que ele volte em até 20 dias, a tempo de defender o Brasil nos amistosos. Porém, Tite pode optar por deixá-lo de fora para se recuperar totalmente, já pensando na Copa do Mundo.

Outro selecionável contundido no momento é o zagueiro Marquinhos. Ele sofreu lesão muscular no quadríceps da perna esquerda no jogo do PSG com o Olympique de Marselha, domingo, pelo Campeonato Francês, o mesmo em que Neymar se machucou. A previsão é que precise de ao menos 10 dias para se recuperar.

Por outro lado, o lateral-esquerdo Marcelo voltou a treinar com os companheiros de Real Madrid ontem, 11 dias depois de sofrer lesão na coxa esquerda. Assim, deverá não só enfrentar o PSG no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, terça-feira, como ser convocado por Tite no dia 12.

A Seleção e as contusões
Ao longo da história, alguns dramas tiveram finais felizes. Outros, nem tanto...

Tags: selefut seriea nacional