Seleção
None

SELEÇÃO OLÍMPICA

Com jogadores de Atlético e Cruzeiro, Seleção inicia caminhada no Torneio de Toulon

Guga, do Atlético, e Murilo, do Cruzeiro, estão no grupo da Seleção

postado em 02/06/2019 10:07

<i>(Foto: Fernando Torres / CBF)</i>
Começa neste domingo, às 14h (de Brasília), no Stade Lattre de Tassigny, na Região Metropolitana de Marselha, contra a Guatemala, a trajetória da Seleção Olímpica no Torneio Maurice Revello, antigo Torneio de Toulon. Sob o comando do estreante André Jardine, o Brasil chega à competição como favorito e tendo em seu elenco algumas das principais promessas do país. Mas também algumas ausências de peso.

Disputada anualmente desde 1974, a competição está em sua 47ª edição e, em 2019, será composta por 12 equipes, divididas em três grupos de quatro times. O Brasil aparece no Grupo B ao lado da anfitriã França, maior vencedora do Torneio com 12 títulos, Catar e a própria Guatemala. Avançam às semifinais os primeiros colocados de cada chave, além do melhor segundo lugar.

Depois da estreia contra a Guatemala, o Brasil ainda terá pela frente, na primeira fase, a França na próxima quarta-feira, às 14h30 (de Brasília), no Estádio marcel Roustan, e o Catar no sábado, dia 8 de junho, às 12h30 (de Brasília), no Estádio Jules-Ladoumègue.

Convocada no dia 15 de maio por Jardine, a Seleção Brasileira sofreu com algumas baixas por pedidos de liberação. Da lista inicial, ficaram de fora Rodrygo, que está em reta final de passagem pelo Santos antes de se apresentar ao Real Madrid, o lateral-esquerdo Renan Lodi, do Athletico Paranaense, que disputou a Recopa Sul-Americana, e a dupla do Lille, da França: Thiago Maia, ex-Santos, e o zagueiro Gabriel. Luiz Felipe, da Lazio (Itália), se machucou e foi substituído pelo também defensor Adryelson, do Sport.

Diante das ausências, a comissão técnica decidiu por convocar outros três jogadores presentes na lista passível de alteração. Paulinho (Bayer Leverkusen-ALE), Rogério (Sassuolo-ITA), Bruno Fuchs (Internacional) e Lucas Fernandes (Portimonense-POR) foram chamados e se apresentaram na última quinta-feira para a reta final de preparação antes da estreia.

Ainda assim, o time comandado por André Jardine conta com as principais promessas do futebol brasileiro, inclusive de Cruzeiro (o zagueiro Murilo) e Atlético (o lateral-direito Guga). Nomes como Antony (São Paulo), Mateus Vital e Pedrinho (Corinthians), Pedro (Fluminense) e Matheus Henrique (Grêmio) foram chamados e irão desfalcar seus respectivos clubes nos próximos jogos. A convocação ainda conta com os goleiros Lucão (Vasco) e Ivan (Ponte Preta), e o zagueiro Iago (Internacional) que atuam em solo brasileiro.

Da lista atualizada, já com as mudanças promovidas por lesão e dispensas, são 10 representantes que atuam no futebol europeu: Lucas Perri (Crystal Palace-ING), Lyanco (Bologna-ITA), Emerson, ex-Atlético (Bétis-ESP), Rogério (Sassuolo-ITA), Douglas (Girona), Lucas Fernanes e Tabata, também ex-Galo (Portimonense-POR), Wendel (Sporting-POR), Matheus Cunha (RB Leipizig-ALE) e Paulinho (Bayer Leverkusen-ALE).

Com a maioria dos principais atletas da categoria à disposição, a Seleção Brasileira chega ao Torneio Maurice Revello como favorita ao título que já conquistou oito vezes (1980, 1981, 1983, 1995, 1996, 2002, 2013 e 2014). Ainda na convocação, Jardine ressaltou a importância da competição como forma de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

“Entendemos a importância de estarmos iniciando este trabalho rumo aos Jogos Olímpicos, o que também é a busca pela manutenção da nossa medalha de ouro. Estamos indo com uma equipe forte, acreditamos bastante no potencial e experiência desses jogadores para atingirmos um bom nível de atuações rapidamente”, disse o treinador.

Confira os jogos da primeira rodada do Torneio de Toulon:


Sábado

Grupo A
Inglaterra X Japão
Portugal X Chile

Domingo

Grupo B
França X Catar
Brasil X Guatemala

Segunda-feira

Grupo C
China X Irlanda
México X Bahrein

Tags: Seleção Brasileira selefut