Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Placar elege Seleção Brasileira de todos os tempos; veja 'mineiros' eleitos

Revista ouviu 170 profissionais do jornalismo para montar time ideal e duas equipes reservas; nove nomes com passagens pelo futebol mineiro foram eleitos

postado em 18/02/2021 17:25 / atualizado em 18/02/2021 20:42

(Foto: Reprodução/Revista Placar)

Em edição histórica, a Revista Placar ouviu 170 repórteres, narradores e comentaristas de todo o país para eleger a Seleção Brasileira de todos os tempos. O periódico também apresenta um 'banco de luxo' e um terceiro time, de acordo com os jogadores mais votados em cada posição.
 
 
A galeria não aparece para você? Clique aqui! 
 
A edição, que conta com 65 páginas, apresenta fotos e fichas de todos os atletas escolhidos. Há ainda entrevistas com nomes históricos da Seleção Canarinho. Bruno Furtado, editor do Superesportes, e Fred Melo Paiva, colunista do Estado de Minas, compuseram o júri.
 
Conforme votação, a Seleção Brasileira de todos os tempos foi escalada com: Taffarel (85 votos); Carlos Alberto (104), Aldair (88), Bellini (72) e Nilton Santos (99); Falcão (80), Didi (84) e Pelé (165); Garrincha (132), Ronaldo (130) e Romário (97). Com 94 votos, Zagallo foi escolhido como técnico.
 
O 'banco de luxo' é composto por: Gylmar (65 votos); Cafu (29), Mauro (53), Domingos da Guia (31) e Roberto Carlos (53); Gérson (59), Zico (74) e Rivaldo (17); Ronaldinho Gaúcho (29), Sócrates (19) e Rivellino (56). Com 54 votos, Telê Santana foi o segundo treinador mais lembrado nas escolhas do júri.
 
O terceiro time da Seleção Brasileira de todos os tempos foi escalado com: Dida (7 votos); Djalma Santos (23), Oscar (20), Luís Pereira (24) e Junior (19); Clodoaldo (11), Dunga (7) e Zito (15); Zizinho (7), Tostão (13) e Leônidas da Silva (6). Com oito votos, Carlos Alberto Parreira é o técnico.
 

Em terras mineiras

 
Entre atletas e técnicos, nove escolhidos para os três times da Seleção Brasileira de todos os tempos tiveram passagens pelo futebol mineiro.
 
(Foto: Reprodução/Revista Placar)
 
Taffarel e Ronaldo, integrantes da 'equipe ideal', defenderam as cores de Atlético e Cruzeiro, respectivamente. O ex-goleiro jogou pelo Galo entre 1995 e 1998, e conquistou um Campeonato Mineiro, a Copa Centenário de Belo Horizonte e a Copa Conmebol. Por sua vez, o 'Fenômeno' foi revelado pela Raposa, e atuou pelo clube celeste entre 1993 e 1994, antes de se transferir ao PSV, da Holanda. No Cruzeiro, conquistou um Campeonato Mineiro e uma Copa do Brasil.
 
No 'banco de luxo', quatro nomes tiveram passagens pelo futebol mineiro. O técnico Telê Santana dirigiu o Atlético em três oportunidades - conquistou dois Campeonatos Mineiros e um Campeonato Brasileiro sob o comando do clube alvinegro.
 
O lateral-esquerdo Roberto Carlos, campeão do mundo em 2002, teve passagem pelo Galo dez anos antes, em 1992. Na oportunidade, disputou três partidas em uma excursão do clube mineiro para a Europa.
 
Após brilhar na Europa e no mundial de 2002, Rivaldo também teve curta passagem pelo futebol mineiro, em 2004. Na oportunidade, defendeu o Cruzeiro por dez partidas.
 
Por fim, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho se tornou um dos grandes ídolos da história do Atlético. Entre 2012 e 2014, o astro conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa Libertadores e a Recopa Sul-Americana.

Já na terceira equipe, Dida, Tostão e Carlos Alberto Parreira trabalharam em solo mineiro. O ex-goleiro, que defendeu o Cruzeiro de 1994 a 1998, é uma lenda da história do clube. Ele conquistou o Campeonato Mineiro em quatro oportunidades, além dos títulos da Copa Master da Supercopa, Copa Ouro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Recopa Sul-Americana.
 
Tostão iniciou sua carreira no futebol defendendo o América, em 1962. Um ano depois, estreou pelo Cruzeiro - clube que defendeu até 1971. Pela Raposa, conquistou quatro Campeonatos Mineiros, um Torneio Início de Minas Gerais e o Campeonato Brasileiro de 1966.
 

Nascidos em Minas Gerais

 

Os três times da Seleção Brasileira de todos os tempos contam com cinco mineiros. O maior deles, evidentemente, é o 'Rei do Futebol': Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu em Três Corações, em 1940. O eterno camisa 10 da Seleção Canarinho foi tricampeão do mundo e marcou para sempre a história do esporte.

 

(Foto: Reprodução/Revista Placar)
 

Integrante do 'banco de luxo', o ex-zagueiro Mauro, campeão das Copas de 1958 e 1962, nasceu em Poços de Caldas, em 1930. Aos 72 anos, em 2002, o histórico defensor do Brasil faleceu na sua cidade natal.
 
Outro membro da segunda equipe é o treinador Telê Santana, também falecido. O mineiro de Itabirito nasceu em 1931, e faleceu em Belo Horizonte, em 2006. Telê comandou uma geração que não conquistou títulos mundiais, mas marcou época pela beleza do futebol apresentado (Copas de 1982 e 1986).
 
Entre os jogadores que compõem a terceira equipe, estão o zagueiro Oscar e o atacante Tostão. O ex-defensor, nascido em Monte Sião, disputou as Copas de 1978, 1982 e 1986. Por sua vez, o ex-centroavante, natural de Belo Horizonte, jogou os mundiais de 1966 e 1970.
 

Escolhas da casa

 
Bruno Furtado, editor do Superesportes, definiu a seguinte equipe como sua Seleção Brasileira de todos os tempos: Taffarel; Leandro, Lúcio, Aldair e Nilton Santos; Didi, Tostão e Rivaldo; Ronaldo, Pelé e Romário; Telê Santana como técnico.
 
Fred Melo Paiva, colunista do Estado de Minas, escalou seu time Canarinho ideal com: Taffarel; Cafu, Bellini, Lúcio e Roberto Carlos; Didi, Sócrates e Pelé; Garrincha, Ronaldo e Reinaldo. Fred também escolheu Telê Santana como treinador.

Tags: americamg atleticomg cruzeiroec futinternacional futnacional