None

CRO COP

Lenda do MMA, Cro Cop anuncia aposentadoria após conquistar cinturão do Rizin, no Japão

Croata alega dores insuportáveis no joelho, mas admite fazer luta de despedida

postado em 04/01/2017 13:46 / atualizado em 04/01/2017 13:54

Getty Images

Considerado uma lenda das artes marciais mistas, Mirko ‘Cro Cop’ Filipovic  anunciou o fim da carreira. O croata se aposenta aos 43 anos e depois da conquista do GP do Rizin, no Japão, na semana passada. O veterano diz que não suporta mais as dores no joelho e admite luta de despedida em solo japonês, onde tem uma legião de fãs desde a época do Pride e do K-1.

“Definitivamente, esta foi a minha última apresentação. Estou com problemas no joelho. Rompi o ligamento, e a cartilagem está destruída. Tenho ido ao médico uma vez por semana. Não quero mais esse inferno. Dei o meu melhor em cada luta. Já me aposentei uma vez, mas voltei. Mas agora é para valer. Me doei totalmente a este esporte. Posso fazer uma luta de despedida, mas depende da condição do meu joelho. Obviamente, essa luta seria no Japão”, declarou Cro Cop, que ainda analisou o desempenho no Rizin, com quatro vitórias em poucos dias de torneio.

“Disputar o GP foi um momento único, em uma noite muito festiva. Eu cheguei ao limite da dor. Tive uma preparação dura e acumulei lesões da minha carreira inteira. Mesmo sendo um esporte individual, agradeço à minha equipe. Todos contribuíram para a minha vitória. Agradeço do fundo do coração”, declarou à emissora Nova TV, de Zagreb.

Cro Cop deixa o MMA com 49 lutas no cartel: 35 vitórias, 11 derrotas, dois empates e um No Contest. Oriundo do kickboxing, o croata foi campeão da modalidade no K-1 e também do Pride, nas artes marciais mistas. No UFC, no entanto, ele não brilhou. Em três passagens, o lendário lutador foi demitido em duas por maus resultados – sendo o principal no histórico nocaute sofrido contra Gabriel Napão, com forte chute alto. No retorno ao octógono, ele acabou flagrado em exame antidoping, sendo desligado novamente.

Esta é a terceira vez que Mirko Cro Cop abandona o MMA. Em 2011, ele decidiu deixar a modalidade depois de derrota por nocaute contra Roy Nelson, no UFC 137. Ele voltou a competir no ano seguinte, intercalando lutas de kickboxing no K-1 e no Glory até o início de 2014. Em 2015, o croata aceitou a proposta para retornar ao Ultimate e reestreou com vitória na revanche contra um algoz histórico, Gabriel Napão, na Polônia. Ainda pela organização, ele tinha luta marcada contra Anthony Hamilton, mas desistiu e anunciou fim da carreira. Posteriormente, a USADA divulgou que ele havia sido flagrado em exame antidoping.

Tags: aposentadoria rizin mirko cro cop