None

AMÉRICA

Wesley Matos lembra com carinho passagem vitoriosa pelo América e quer voltar ao clube

Zagueiro foi um dos heróis do acesso do Coelho da Série B para a A, em 2015

postado em 04/01/2017 13:10 / atualizado em 04/01/2017 13:30

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A campanha ruim do América na Série A de 2016 – lanterna, com apenas 28 pontos – é para ser esquecida, mas os caminhos que proporcionaram ao clube a oportunidade de disputar a principal competição de futebol do Brasil sempre serão lembrados. O dramático cenário da tarde de 21 de novembro de 2015 (sábado) deu lugar à alegria quando Wesley Matos, aos 43min do primeiro tempo da partida contra o Ceará, no Independência, marcou o gol de empate do Coelho e garantiu o acesso do time à Primeira Divisão na 37ª rodada. Mais de um ano depois do ocorrido, o jogador ainda recorda com carinho os bons momentos vividos em Belo Horizonte e não esconde o desejo de um dia retornar ao Lanna Drumond.

“Tenho um carinho enorme pelo América. Sou muito grato à torcida pelo carinho de sempre que tiveram comigo. Sou grato também à diretoria e aos funcionários, desde as ‘tias’ da cozinha até o massagista. Sempre agradeço pelo respeito que tiveram comigo, fui muito bem recebido por todos”, diz o zagueiro, em entrevista ao Superesportes. “Tenho o sonho de um dia poder voltar a vestir a camisa do América e continuar a escrever meu nome na história do clube”.

Naquela temporada, Wesley Matos disputou 49 jogos pelo América – todos na condição de titular – e marcou quatro gols, sendo um na Copa do Brasil e três na Série B. À época, o empenhado e robusto zagueiro integrou a Seleção do Footstats da Segunda Divisão nacional e recebeu o Troféu Guará, prêmio oferecido pela rádio Itatiaia aos destaques do futebol mineiro. Wesley ainda foi escolhido pela Revista Placar como um dos melhores de sua posição na Série B.

O bom momento individual, contudo, não foi suficiente para a renovação de contrato. No fim de 2015, Wesley pediu dois anos de vínculo à alta cúpula americana, que estava disposta a oferecer apenas um. O jogador, então, transferiu-se para o Goiás, pelo qual se sagrou campeão estadual no primeiro semestre. Já na Série B, a campanha do time esmeraldino foi ruim – 13º lugar, com 50 pontos. Contando todo o ano, Wesley Matos fez 36 partidas e anotou um gol.

Ao término de 2016, ele recebeu consulta da diretoria do Coelho para possível volta, mas as negociações não avançaram. “Quando acertei com outro clube (Goiás), fui na esperança de um dia poder voltar. Continuei acompanhando e torcendo pelo América durante o ano. Até surgiu uma possibilidade de retorno para 2017, mas, infelizmente, a negociação não andou”.

Cientes da disponibilidade de Wesley no mercado, clubes da Série B do Campeonato Brasileiro já manifestaram interesse em sua contratação.

Recordações e planos

Ramon Lisboa/EM/D.A Press


Com a inviabilização do acordo entre Matos e América, fica na memória do jogador os lances inesquecíveis, como o gol nos acréscimos da partida contra o Atlético-GO (empate por 1 a 1, no Serra Dourada) e o tento da vitória por 1 a 0 sobre o Macaé, no Independência (30ª rodada).

“O ano (de 2015) foi maravilhoso. Lembro-me dos gols que fiz no empate contra o Atlético-GO, quando todos já davam como certa a derrota. Foi bastante emocionante. Também teve o gol na vitória contra o Macaé, no Independência, que foi muito bacana. E, sem dúvidas, o gol contra o Ceará – que garantiu o acesso à Série A – foi o mais emocionante. Sem contar que o ambiente era muito bom entre nós jogadores. Construímos uma família naquele ano”.

A saudade do ambiente aconchegante de Belo Horizonte também toma conta de Wesley Matos. Principalmente pelo fato de a esposa, Mara, estar grávida de seis meses. O nascimento da filha, que se chamará Lara, está programado para abril. Voltar a BH seria uma maneira de aproximar os parentes e amigos de Piraúba, na Zona da Mata (260 km da capital), da mais nova integrante da família.

“A cidade é excelente. Posso afirmar que é uma das capitais mais bem estruturadas de nosso país. Minha esposa e eu gostamos muito de Belo Horizonte. Nos adaptamos facilmente à cidade e sonhamos voltar um dia, ainda mais que minha esposa está grávida. Ficaríamos mais próximos de nossas famílias no interior de Minas”, diz. “Agradeço a Deus por esse milagre. Estamos felizes, pois é o nosso primeiro bebê. Estamos curtindo cada segundo deste momento único em nossas vidas”, acrescenta Wesley Matos.

Sobre o próximo passo a ser tomado na carreira, que tende a ser longe de Minas Gerais, o jogador de 30 anos prefere não se envolver tanto. “A respeito da minha carreira, deixo nas mãos de Deus e a par de meus representantes. Eles estão vendo o que é melhor para nós. Será feita a vontade de Deus. Ele tem o melhor para nós”.

Tags: interiormg mercadobola américa wesley matos