2

Montes Claros América garante retorno aos playoffs da Superliga Masculina

Depois de três anos, time mineiro volta a disputar o 'mata-mata'

22/02/2021 21:08 / atualizado em 22/02/2021 22:21
compartilhe
Depois de três anos, América volta a disputar os playoffs da Superliga Masculina
foto: Mourão Panda/América

Depois de três anos, América volta a disputar os playoffs da Superliga Masculina

O Montes Claros América Vôlei assegurou vaga nos playoffs da Superliga Masculina 2020/2021, depois de permanecer por três temporadas fora do “mata-mata” da principal competição do vôlei nacional. A equipe garantiu a passagem para a próxima etapa da Superliga quando ainda faltam três rodadas da fase de classificatória do torneio. 

O Montes Claros América Vôlei alcançou matematicamente a classificação para os playoffs após a derrota do Guarulhos, por 3 sets a 1, para o Campinas, na oitava rodada do returno da Superliga, domingo (21/02). Atualmente, nono colocado na competição,  com  18 pontos, o Guarulhos não consegue mais ultrapassar o time norte-mineiro (27) pontos. 

Mesmo se o Guarulhos vencer os tres jogos que lhe restam e o Coelho Atômico não pontuar mais, as duas equipes se igualariam no número de pontos, mas ainda assim, a equipe mineira ficara em vantagem em número de vitórias (nove), sendo que o clube paulista so pode cheg ar a oito vitórias – até então, tem cinco triunfos.

Das 12 equipes que disputam a Superliga 2020/2021, seis já garantiram vagas nos playoffs: o líder Cruzeiro (51 pontos), Taubaté,  Campinas, Minas, Montes Claros América Vôlei. 

O Uberlândia também está muito perto de garantir vaga na  próxima vaga da competição. Para isso,  basta  ao time vencer apenas um dos quatro jogos que ainda terá no returno da Superliga. E nesta quarta-feira (24), o Uberlândia enfrenta o Guarulhos, às 17 horas. Se a equipe do Triângulo alcançar a classificação, Minas terá quatro equipes nos playoffs do principal torneio nacional de vôlei masculino. 

O gestor do Montes Claros América Vôlei, Andrey Souza, afirma que o “retorno” da equipe aos playoffs após três temporadas de ausência foi “um compromisso” do clube com a torcida na formação do elenco para a disputa da Superliga 2020/2021, no qual se destacam o levantador Rodriguinho e do líbero Tiago Brendler, integrantes da equipe do Norte de Minas que foi vice-campeã da Superliga 2009/2010. Eles se somaram jogadores experientes, como o ponteiro passador Igor Ceará e outros mais jovens. 

“Ao longo do tempo, a gente foi amadurecendo a construção da equipe e a forma de lidar com os atletas e com o mercado. Iniciamos o trabalho neste ano diante de uma pandemia, com tudo parado e uma dificuldade enorme”, afirma Souza.

“Conseguimos  nos organizar dentro e fora de quadra, como na composição da equipe como na logística e na operação financeira da equipe. Já quitamos o pagamento dos salários da temporada inteira de vários atletas”, assegura o gestor do Montes Claros América Vôlei.  

Ele enaltece também a qualidade técnica da equipe, apesar da limitação orçamentária. “Conseguimos montar um elenco, no qual acreditamos no potencial de resultados. Mostramos que com organização e persistência, podemos ter bons resultados. Estamos muito felizes e vamos trabalhar para melhorar a cada ano”, assegura Andrey Souza. 

BUSCA DE RESULTADOS DENTRO DE QUADRA


Nas três últimas três rodadas do Superliga, o Montes Claros América Vôlei vai enfrentar três das quatro equipes mais fortes da competição:  nesta quarta-feira (24/02), encara o  Cruzeiro. Depois, vai enfrentar o  Taubaté e o  Minas. Mesmo sabendo das dificuldades que terá pela frente, o técnico do América Vôlei, Fabiano Magoo, disse que sua equipe vai encarar as “pedreiras” de igual para igual. 

“Depois de alcançarmos a vaga nos playoffs, agora vamos em busca de outro objetivo, que é melhorar a competição na tabela de classificação. Para isso, teremos que pontuar nos próprios jogos”, afirma Magoo. 
Ele afirma que a conquista da vaga para o “mata-mata” permitirá que os seus jogadores, mesmo enfrentando equipes mais forte do ponto de vista técnico, poderão jogar de forma mais tranquila, sem muito stress. 

Magoo disse que sua equipe vai encarar o Cruzeiro nesta quarta-feira, no Ginásio do Riacho, em Contagem, disposta a somar pontos. “Sabemos da qualidade dos jogadores do Cruzeiro, mas vamos para cima deles sim, em busca de um bom resultado”, assegura o técnico do Coelho.

Compartilhe