2

Minas e Cruzeiro começam decisão inédita na Superliga Masculina

Rivais mineiros se enfrentam nos embalos deste sábado à noite, no Ginásio Divino Braga, em Betim, em busca de vantagem na série final

23/04/2022 06:01
compartilhe
Melhores times da fase de classificação, Minas e Cruzeiro abrem série melhor de três da final inédita
foto: Orlando Bento e Agência i7/Cruzeiro

Melhores times da fase de classificação, Minas e Cruzeiro abrem série melhor de três da final inédita


Minas e Cruzeiro começam a medir forças em uma final inédita na Superliga Masculina. Times de melhor campanha na fase de classificação, os mineiros se enfrentam neste sábado, às 21h30, no Ginásio Divino Braga, em Betim, no primeiro confronto da série melhor de três que definirá o campeão na temporada 2021/22. O clássico mineiro terá transmissão do SporTV2

Os ingressos estão à venda pelo link https://bit.ly/finaisdasuperliga, ao custo de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). E também haverá comercialização nas bilheterias do Ginásio Divino Braga, a partir das 9h. O acesso será permitido para quem apresentar comprovante de imunização completa, impresso ou digitalmente, ou teste negativo para COVID-19. Crianças até 12 anos não precisam apresentar teste, e o uso de máscara é obrigatório.

O Minas fechou a primeira fase na liderança, com 61 pontos, dois a mais que o Cruzeiro, segundo colocado. Nos playoffs, os minas-tenistas eliminaram o Natal (quartas de final) e Guarulhos (semifinais) e chegaram à decisão pela segunda edição consecutiva. A equipe de BH, que tem nove títulos nas principais competições nacionais, foi vice na temporada passada, quando foi superado pelo extinto Taubaté na final. Em meio à disputa da Superliga, os mineiros foram campeões da Copa Brasil, em Blumenau, no interior catarinense. O objetivo principal, no entanto, é voltar a erguer a taça mais importante do voleibol brasileiro, o que não ocorre para o MTC desde 2006/07. 

O Cruzeiro é o maior vencedor da Superliga, com seis conquistas. Na temporada passada, no entanto, o time celeste foi eliminado logo nas quartas de final, pelo Itapetininga. Sob o comando do técnico Filipe Ferraz, ex-ponteiro e que assumiu no lugar do argentino Marcelo Mendez, a equipe celeste reencontrou o caminho dos títulos, faturou o Mundial de Clubes, em dezembro passado, Mineiro, Supercopa e Sul-Americano de Clubes. 

Retomar a hegemonia nacional, com a sétima taça da Superliga Masculina, seria o 'grand finale' para os estrelados na temporada. Nos playoffs desta edição, o time celeste passou sem dificuldades pelo São José, com dois triunfos nas quartas de final, e teve um pouco mais de trabalho diante do Sesi-SP, nas semifinais, mas também avançou com duas vitórias.

O segundo confronto da série decisiva está marcado para domingo, 1º de maio, às 10h, ainda sem local definido. Se necessário, o terceiro e derradeiro jogo será em 8 de maio, às 10h, também sem arena divulgada. Como as partidas terão transmissão em TV aberta, na Rede Globo, haverá uma reunição para a escolha das sedes. 

Em menos de um ano de trabalho, Filipe Ferraz busca o quinto título no comando do Cruzeiro
foto: Agência i7/Cruzeiro

Em menos de um ano de trabalho, Filipe Ferraz busca o quinto título no comando do Cruzeiro



RIVALIDADE


Entre as equipes, a previsão é de uma final com muito equilíbrio, até pela campanha nesta Superliga. Foi uma vitória para cada lado, ambas por 3 sets a 1, no turno e returno. Em decisões, no entanto, a vantagem é do Cruzeiro, que superou o Minas no Sul-Americano de Clubes, em Contagem, e no Campeonato Mineiro. 

Depois de dez temporadas vestindo a camisa do Cruzeiro, o central Isac está perto da despedida. Assim como o levantador Cachopa, ele está a caminho do valorizado voleibol italiano. Mas o meio de rede ressaltou que o foco total está na conquista de mais um título. "É uma alegria voltar a disputar uma decisão de Superliga. Tem um sabor especial por ser um clássico mineiro. São adversários com muito potencial, com um elenco forte. Temos uma mescla de juventude e experiência. Estou há 10 anos no clube e me acostumei com essa pressão. Queremos voltar ao lugar mais alto do pódio na Superliga", frisou o jogador, de 32 anos.

No Minas, a projeção é de uma final dura contra o rival, mas com promessa de empenho total na busca pela taça da Superliga, 15 anos depois da última conquista. "Final é sempre um momento extremamente especial. A gente está onde queria estar e sonhamos em reviver este momento. Foi uma temporada inesquecível, nós fizemos finais em todos os campeonatos em que participamos. A gente sabe da força da equipe adversária, mas a gente acredita no nosso trabalho e nós vamos pra cima para fazer o nosso melhor. Temos que sonhar alto e mostrar um bom trabalho durante os jogos", receitou o veterano oposto Leandro Vissotto.

Depois da inédita Copa Brasil de Vôlei, Nery Tambeiro busca outra taça à frente do Minas
foto: Orlando Bento/Minas

Depois da inédita Copa Brasil de Vôlei, Nery Tambeiro busca outra taça à frente do Minas



TREINADORES


A final mineira inédita na Superliga Masculina reúne treinadores com trajetórias distintas, mas que têm o grupo nas mãos. No Minas, Nery Tambeiro, desde 2014 no clube, almeja a primeira Superliga pelo MTC, já que faturou a Copa Brasil deste ano, em Blumenau. "Sabemos da qualidade do nosso adversário e que teremos que jogar no nosso limite pra sairmos com a vitória, mas nos preparamos o ano todo pra essa hora e vamos dar o nosso máximo dentro de quadra", projetou.

Do lado celeste, depois de levantar as seis taças da Superliga como jogador, Filipe Ferraz busca a primeira conquista da competição naconal como treinador do Cruzeiro. Seria o quinto troféu logo na primeira temporada no comando da equipe. "Para mim é muito gratificante saber que o trabalho que fizemos durante todo ano, durante quase 10 meses, está sendo recompensado e coroado com essa final", destacou. 

"Eu estou muito feliz, com todo o respaldo que tive da nossa comissão técnica. Como atleta eu já sabia das dificuldades e agora, como treinador, sei que chegar à final desta Superliga é algo muito difícil. Vamos com tudo para essa decisão. São rivais conhecidos, eles fizeram uma grande temporada, ficaram em primeiro lugar, e vai ser um grande confronto. O Cruzeiro tem essa mentalidade vencedora, construída ao longo do tempo. Vamos com tudo para buscar a vitória nessa primeira partida", reforçou.

Compartilhe