2

Minas se impõe contra peruanas e está em mais uma final do Sul-Americano

Time de BH derrotou o Regatas Lima por 3 a 0, na primeira semifinal, e garantiu presença na busca pelo tetracampeonato consecutivo

09/05/2022 18:06 / atualizado em 09/05/2022 21:04
compartilhe
Minas teve momentos de iinstabilidade, mas dominou peruanas e foi à final
foto: Eliezer Esportes/Praia Clube

Minas teve momentos de iinstabilidade, mas dominou peruanas e foi à final


Pelo quinto ano consecutivo, o Minas está na final do Sul-Americano Feminino de Clubes. O time minas-tenista derrotou o Regatas Lima, do Peru, por 3 sets a 0, na abertura das semifinais, nesta segunda-feira, na Arena Dentil, em Uberlândia, e se garantiu na briga pelo título. As parciais foram de 25/10, 25/19 e 25/20.

Tricampeão consecutivo, o Minas vai encarar na final um velho conhecido: o Praia. O time de Uberlândia se garantiu na decisão pela quarta vez consecutiva ao bater o Sesi Bauru por 3 sets a 0 (25/21, 27/25 e 25/21) na segunda semifinal. 

A decisão do Sul-Americano de Clubes será nesta terça-feira, às 18h30, novamente na Arena Dentil, casa do Praia. Antes, às 16h30, os perdedores das semifinais se enfrentarão na disputa do terceiro lugar. O SporTV 2 transmitirá as duas partidas.  

Esta será a quarta decisão consecutiva com os mineiros em rota de colisão. O Minas levou a melhor em três, enquanto o Praia deu o troco no ano passado, quando faturou título inédito em Taguatinga, no Distrito Federal. Os rivais decidiram a Superliga Feminina há dez dias, com as minas-tenistas levantando a taça pela terceira edição consecutiva.

O Sul-Americano de Clubes garante ao campeão presença no Mundial de Clubes, em dezembro de 2022. Existe a possibilidade de o vice também entrar na disputa, caso a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) amplie o número de participantes. 

O JOGO


Favorito, o Minas não teve muito trabalho para superar o jovem time peruano. O Regatas Lima, que já havia 'roubado' um set do Praia na fase de classificação, quando perdeu por 3 a 1 para as anfitriãs, mostrou entusiasmo e alguma qualidade no bloqueio. Mas as minas-tenistas foram soberanas e dominaram a partida.

O Minas começou de foma arrasadora, bem ao estilo do time que faturou o tricampeonato consecutivo da Superliga. Não deu chance ao time peruano, que só marcou dez pontos no primeiro set. 

Bloqueio de Carol Gattaz e Kisy: Minas confirma favoritismo e busca o tetra seguido
foto: Eliezer Esportes/Praia Clube

Bloqueio de Carol Gattaz e Kisy: Minas confirma favoritismo e busca o tetra seguido



O segundo set teve queda de rendimento do Minas, que se desconcentrou e cedeu pontos ao Regatas Lima. O técnico Nicola Negro mexeu, escalou a ponteira Pri Souza e a oposta Sabrina, que chegou do Flamengo. O MTC retomou o controle e fechou em 25 a 19. 

Com a ponteira Pri Daroit liderando o ataque, o Minas não repetiu o ritmo do primeiro set, no terceiro. Mas ainda assim, mesmo esbarrando em alguns bloqueios das adversárias, liderou a parcial e confirmou o triunfo com 25 a 20: 3 a 0. 

Principal pontuadora (14 acertos, sendo 11 no ataque e três no bloqueio), Pri Daroit disse que o Regatas Lima dificultou um pouco pelo bom sistema defensivo. "A gente sabia que o time delas é muito jogueiro, tem bom volume de defesa e nos colocou em dificuldade. Mas soubemos sair muito bem. A final vai ser muito difícil, mas estamos focadas no nosso objetivo", projetou a ponteira, em entrevista ao SporTV.

A central e capitã do Minas, Carol Gattaz, destacou a determinação do grupo em conquistar taças. "Estamos muito felizes por chegarmos a mais uma final nesta temporada e na quinta decisão consecutiva de Sul-Americano. Isso é resultado de um trabalho de longo prazo, feito com muita dedicação e profissionalismo. É claro que foi uma temporada cansativa, principalmente depois dos playoffs da Superliga, mas sempre vamos buscar o máximo de títulos possíveis", assegurou.

Compartilhe