2

STJD do Vôlei arquiva processo contra Wallace, do Cruzeiro

Jogador foi alvo de representação por postagem em tom ameaçador contra o presidente Lula; Wallace segue afastado do esporte por determinação do COB

27/02/2023 13:05 / atualizado em 27/02/2023 19:37
compartilhe
Wallace perguntou se os seguidores dariam ou não um tiro no rosto do presidente Lula
foto: Agência i7 / Cruzeiro

Wallace perguntou se os seguidores dariam ou não um tiro no rosto do presidente Lula

 
O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei (STJDV) arquivou o processo contra o Wallace, do Cruzeiro. A denúncia foi movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) após o jogador postar em suas redes sociais uma publicação em tom ameaçador contra o presidente Lula (PT). 
 
 

Para o procurador geral do STJDV, Fábio Lira, o caso não tem ligação com o esporte, além do fato de Wallace ser atleta, e por isso o processo foi arquivado. 

Wallace está afastado das quadras desde o ocorrido, no início de fevereiro. Apesar do arquivamento no STJDV, o jogador segue suspenso das suas atividades por determinação do Conselho de Ética do COB, até que o caso seja encerrado.

A publicação de Wallace


Nome histórico da Seleção Brasileira de vôlei e do Cruzeiro, o oposto Wallace fez uma publicação em tom ameaçador contra o presidente Lula (PT), no início de fevereiro. O jogador republicou uma pergunta que recebeu de um seguidor no Instagram: 'Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?'.
 
Postagem de Wallace em tom de ameaça ao presidente Lula (PT)
foto: Reprodução

Postagem de Wallace em tom de ameaça ao presidente Lula (PT)

 

Wallace abriu uma caixinha de perguntas na rede social após publicar uma imagem dele em um clube de tiros. Entre várias questões recebidas e repostadas, o oposto, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), compartilhou a mensagem sobre Lula.

Na mesma postagem, o jogador do Cruzeiro fez uma enquete em tom irônico: 'Alguém faria isso?', perguntou, em mensagem acompanhada por um emoji de anjinho. As respostas possíveis eram "sim" e "não".

Após a repercussão negativa, o jogador publicou um vídeo se retratando e dizendo que não tinha a intenção de incitar a violência. O Cruzeiro repudiou as publicações do oposto e anunciou o afastamento do jogador por tempo indeterminado. 

A publicação gerou repercussão fora do esporte. A Advocacia Geral de União (AGU) apresentou representações contra o jogador ao Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). 

O Conselho de Ética do COB classificou como "inaceitável" a publicação do jogador e suspendeu Wallace por tempo indeterminado. 

Posicionamento do Cruzeiro


"O Sada Cruzeiro foi informado do arquivamento da notícia de infração apresentada em desfavor do atleta Wallace no STJD do Voleibol. Em seu parecer, a Procuradoria do STJD lamenta muito a atitude do atleta, mas afirma não ter encontrado requisitos para um eventual processo desportivo disciplinar, e que a única ligação com o esporte é o fato de Wallace ser um atleta. 

O Sada Cruzeiro reitera que repudia e não compactua com nenhum ato que possa significar incitação à violência, e destaca a grande responsabilidade que carregam as figuras públicas e exemplos do esporte. 

O arquivamento da notícia de infração é visto de maneira positiva pelo Sada Cruzeiro, na medida em que já se passaram quase 30 dias após o ocorrido, o jogador sofreu e vem sofrendo as consequências de seu erro, e se mostra arrependido.

O clube espera que haja o mesmo entendimento em relação à suspensão por parte do Comitê Olímpico Brasileiro - COB".

Compartilhe