Basquete
None

Ginástico retorna às competições nacionais de basquete após 13 anos

Jogo com o Minas, em 2003, último ano em que o Ginástico disputou o Mineiro

postado em 07/09/2011 09:32 / atualizado em 07/09/2011 09:40

Jorge Gontijo EM. D.A Press

O Ginástico está de volta às competições nacionais de basquete, depois de 13 anos de ausência. O time fez uma parceria com o Limeira-SP e vai disputar o Novo Basquete Brasil Sub-21 (NBB-21), que começa em 7 de outubro. A última participação do clube de BH foi no Campeonato Nacional de 1998, quando acabou perdendo a vaga na principal divisão do esporte no país graças a uma manobra do então presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerosime Bosikis, o Grego, desafeto do presidente da Federação Mineira da modalidade, José Guilherme Papagaio Lara Barcellos. Para se vingar, Grego tirou uma vaga dos mineiros na competição, o que afastou também o Minas, já que somente o campeão, o Uberlândia, podia participar.

A possibilidade de o Ginástico participar veio com a criação e a obrigatoriedade, a partir desse ano, de que todos os times que atuam no NBB têm de estar também no Sub-21, uma preocupação do presidente da Liga nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjeme, para dar mais atenção às categorias de base dos clubes.

Sem um time Sub-21, Limeira procurou o Ginástico e acertou a parceria. O time será comandado pelo técnico Luís Carlos Dias Corrêa, o Lu, que foi também o treinador na última participação do clube no Nacional. “Teremos 14 jogadores formados no Ginástico e Limeira entra com outros quatro.”

O Ginástico, assim, cede os armadores Bernardo Moura, Erick Miranda e Guaraci Pablo, os escoltas Guilherme Augusto e Igor Matheus, os alas João Otávio, Marcus Vinícius, Thompson e Paulo Alves e os pivôs Everton Caires, Matheus Zhouri, Rafael Augusto, Keslei Souza e Miller Gomes. Limeira entra com os armadores Derrick e Schranck, o pivô Sommer e o ala Barba.

O técnico Lu conta que em março viveu uma situação constrangedora, por causa de uma pergunta de um atleta, o escolta Igor. “Ele me perguntou por que a gente só ficava treinando, se não jogava. Tive de convencê-lo de que iríamos jogar sim, e que não demoraria muito.”

Ricardo Zhouri, diretor de basquete da equipe, fala em resgate. “O nosso sonho de jogar novamente começa a ser resgatado. Vamos disputar o Sub-21 e também o mineiro adulto e a Copa Brasil, que é acesso ao NBB adulto.” O Ginástico vai figurar no grupo que terá sede em São Sebastião do Paraíso. Serão oito equipes. As três primeiras passarão à fase final com as três que jogarão em Brasília. (ID)