Basquete
None

Brasil se vinga de dominicanos e voltará às Olimpíadas após 16 anos

Caribenhos haviam sido os únicos 'algozes' do Brasil no Pré-Olímpico de Mar del Plata, na Argentina

postado em 10/09/2011 20:55 / atualizado em 10/09/2011 22:11

 

A Seleção Brasileira masculina de basquete voltará a disputar os Jogos Olímpicos após 16 anos. Ausente do evento desde Atlanta-1996, o time nacional derrotou, neste sábado, a República Dominicana por 83 a 76 e ratificou vaga em Londres-2012. Os caribenhos haviam sido os únicos 'algozes' do Brasil no Pré-Olímpico de Mar del Plata, na Argentina.

De quebra, a equipe verde-amarela se garantiu também na decisão do torneio. O adversário sairá do embate, que será realizado ainda neste sábado, entre os anfitriões argentinos e a seleção de Porto Rico.

O calejado Marcelinho Machado, do Flamengo, foi o cestinha do confronto com 20 pontos. Huertas, outro grande expoente do triunfo, anotou 19 tentos.

O jogo - Com a confiança adquirida pelas vitórias sobre Argentina e Porto Rico, o quinteto brasileiro (que começou com Huertas, Alex, Marquinhos, Giovannoni e Tiago Splitter) partiu para cima dos dominicanos. Com personalidade, os brasileiros comandaram o placar no primeiro quarto.

Veja imagens da classificação brasileira

No entanto, os dominicanos, os únicos que desbancaram o time do técnico Rubén Magnano no certame, revidaram com um bom aproveitamento da linha dos três pontos. Desta forma, os primeiros dez minutos terminaram em 18 a 17 para o Brasil.


No segundo quarto, o escrete nacional abusou das faltas coletivas, ficou pendurado precocemente e teve de ser mais cauteloso. Tal panorama fez com que os caribenhos crescessem na partida, sobretudo com a referência do pivô Al Horford, que atua no Atlanta Hawks da NBA.

Mas o banco brasileiro, efetivo ao longo de toda competição, continuou decisivo. Rafael Hettsheimeir e Marcelinho Machado entraram bem e levaram ao Brasil ao intervalo em vantagem: 39 a 36.

O terceiro quarto foi o mais emocionante do duelo. Os dominicanos aumentaram o ritmo e chegaram a virar o placar, mas, na parte final, o Brasil encurralou os rivais e, com a mão calibrada de Marcelinho Machado, foi ao período derradeiro com uma 'gordurinha' considerável de 7 pontos (62 a 55).

Mesmo a dez minutos da vaga em Londres, a equipe nacional não perdeu o foco e, usando a tranquilidade e a experiência dos 'Marcelinhos', não deixou os oponentes encostarem, evitando assim um sofrimento no estouro do cronômetro. Resultado final: 83 a 76 e presença assegurada nos Jogos londrinos.

A República Dominicana, que nunca disputou uma edição de Olimpíada, ainda tem chance. No ano que vem, ainda sem data e local definido, ela participará do Pré-Olímpico Mundial.

Na outra semifinal, a anfitriã Argentina, campeã olímpica em 2004, medirá forças (também neste sábado) contra Porto Rico. Na primeira fase, os albicelestes levaram a melhor por 81 a 74.