Basquete
None

CAMPEONATO MINEIRO

Minas e Uberlândia abrem playoff final do Campeonato Mineiro de Basquete

Jogo será nesta terça-feira, às 19h, na Arena JK, em Belo Horizonte

postado em 05/11/2012 19:08 / atualizado em 05/11/2012 19:36

Jackson Romanelli/EM/D.A Press


A Arena JK, em Belo Horizonte, receberá nesta terça-feira, às 19h, um dos maiores clássicos do basquete brasileiro. Icatu/Minas e Unitri/Universo, de Uberlândia, abrem o playoff final de três jogos para definir o campeão mineiro de 2012. O duelo promete ser de alto nível, pois as duas equipes figuram entre as melhores do país na atualidade.

O Unitri/ Universo fez a melhor campanha na primeira fase, com 15 pontos, sete vitórias e uma derrota. O time uberlandense marcou 759 pontos e sofreu 503. Já o Icatu/Minas ficou em segundo, com os mesmos 15 pontos, resultado de sete vitórias e uma derrota. No entanto, os minas-tenistas fizeram 736 pontos e levaram 542.

Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Unitri/Universo fará o segundo jogo e, se necessário, o terceiro em Uberlândia. Eles serão realizados na sexta (09/11), às 20h, e no sábado (10/11), às 18h.

Na fase inicial do Mineiro, cada equipe venceu uma partida. No primeiro duelo, em Belo Horizonte, o Minas ganhou por 73 a 68. Já em Uberlândia, o Unitri/Universo levou a melhor com o placar de 82 a 76.
Beto Magalhaes/EM/D.A Press


”Acho que vai ser uma grande final do Campeonato Mineiro, como há muito tempo não havia, dado o equilíbrio entre as duas equipes. São duas equipes que estão entre as oito ou dez melhores da liga nacional (NBB), em condições de chegar ao título, e pra nós vai ser muito importante para trazer mais um título para Uberlândia”, disse o técnico do Unitri/Universo, Hélio Rubens.

O time uberlandense busca o 12º título mineiro. Nos últimos dois anos, o Universo conquistou o Estadual justamente sobre o Minas, que foi tri entre 2007 e 2009.

Para encarar o Minas, o Unitri/Universo não contará com o armador Valtinho e o pivô Estevam, ainda em recuperação de lesões. Por outro lado, o time terá à disposição os pivôs Leo e Gruber, e o armador Luan, atleta juvenil que recuperou a mão machucada.

O técnico minas-tenista, Raul Togni Filho, sabe da importância de abrir a decisão com uma vitória em casa. “Nossos jogadores estão todos preparados e bem treinados. Eles sabem o que tem que ser feito para sairmos com a vitória. O grupo está bastante empolgado com esta decisão e com certeza vamos fazer um bom jogo. Sabemos da força da equipe adversária, que tem grandes atletas, um ótimo treinador e muita qualidade técnica, mas vamos jogar de igual para igual com eles”.

A única ausência do Icatu/Minas para esta primeira partida da final do Campeonato Mineiro é o americano Anthony Walton, que se recupera de um estiramento na coxa direita.

Raul Togni já tem o time pré-definido para enfrentar o Unitri/Universo. Ele deve iniciar a partida com o armador Mark Borders; os alas Jermaine Beal e Renato; e os pivôs Mineiro e Leonardo Demétrio. No decorrer da partida, poderão ser utilizados Betinho, Bruno, Danilo, Douglas, Henrique e Ralfi.

Os ingressos para o clássico mineiro desta terça-feira custarão R$ 6,00. Estudantes, crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e sócios do Minas pagam meia-entrada (R$ 3,00).

Finais:
6/11 – 19h – Icatu/Minas x Unitri/Universo – Arena Vivo
9/11 – 20h – Unitri/Universo x Icatu/Minas – Uberlândia
10/11 – 18h – Unitri/Universo x Icatu/Minas – Uberlândia (se necessário)