Basquete
None

Unitri leva a melhor contra o Minas no primeiro clássico da final do Mineiro

Time de Uberlândia vence jogo muito disputado em BH, por 78 a 75, e larga na frente

postado em 06/11/2012 21:28 / atualizado em 06/11/2012 22:56

Jackson Romanelli/EM/DAPress
O Unitri saiu na frente no primeiro duelo da final do Campeonato Mineiro de Basquete. O time de Uberlândia derrotou o Icatu Minas, por 78 a 73, na noite desta terça-feira, na Arena Vivo. Se ganhar a segunda partida, marcada para esta sexta-feira, às 20h, em casa (com entrada franca), a equipe do Triângulo levantará a taça pela 12ª vez.

Os minas-tenistas precisam dar o troco para forçar um terceiro jogo, que seria neste sábado, às 18h, novamente no Ginásio Homero Santos, em Uberlândia. Como fez melhor campanha na fase de classificação, o Unitri ganhou o direito de atuar duas vezes diante da torcida, na série decisiva.

O jogo

No primeiro duelo da final, o destaque do Unitri foi o ala Audrei, com 17 pontos. Sem o armador Valtinho e o pivô Estêvam, lesionados, o Uberlândia apostava na dupla de americanos, Robby Collum e Robert Day, além do experiente Helinho e do pivô Gruber. Já o Minas tinha como destaques os norte-americanos Mark Borders e Jermaine Beal.

O jogo foi marcado pelo equilíbrio, tanto que o primeiro quarto terminou empatado em 22 pontos. O Minas voltou melhor no segundo período e abriu seis pontos (41 a 35). No terceiro quarto, os minas-tenistas continuaram à frente, mas a equipe visitante diminuiu a diferença para três pontos (59 a 56).

O quarto e último período era aguardado com ansiedade. E confirmou a expectativa de um grande duelo para apontar o vencedor. Os times foram pontuando e, a pouco mais de 2min para o fim, o placar estava empatado em 71 pontos. No fim, prevaleceu a maior experiência do Unitri, que abriu cinco pontos e conquistou o triunfo em 78 a 73.


Minas: Mark Borders, Jermaine Beal, Renato, Leonardo Demétrio e Rafael Mineiro. Entraram ainda Bruno, Henrique, Ralfi, Douglas e Betinho
Técnico: Raul Togni Filho

Unitri: Helinho, Robby Collum, Cipoline, Gruber e Robert Day. Entraram ainda Leonardo, Audrei e Olintho
Técnico: Hélio Rubens