Basquete
None

NOVO BASQUETE BRASIL

Em jogo equilibrado, Uberlândia bate Mogi das Cruzes e segue na cola dos líderes

Equipe mineira deu continuidade à boa fase no NBB e garantiu triunfo por 75 a 68

postado em 28/03/2013 20:19 / atualizado em 28/03/2013 20:58

Divulgação/NBB


Mesmo jogando em casa nesta quinta-feira, o Uberlândia sofreu para vencer o Mogi das Cruzes, em duelo válido pela 33ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB). No Ginásio Homero Santos, no Triângulo Mineiro, o time mineiro permaneceu à frente do marcador durante boa parte do tempo, mas se viu ameaçado nos segundo e terceiro quartos, quando os paulistas se aproximaram no número de pontos. O triunfo, porém, foi mesmo da equipe de Hélio Rubens: 75 a 68.

Robby Collum, do Uberlândia, foi o grande destaque da noite desta quinta-feira. Com 25 pontos e 44,6% de aproveitamento somando todas as tentativas, o norte-americano liderou a vitória mineira no Ginásio Homero Santos. O pivô Estevam também apareceu bem na partida, com 15 pontos e 60% de eficiência nas tentativas.

Foi a 21ª vitória do Uberlândia, que agora está com 70% de aproveitamento em 30 jogos. O time mineiro soma 51 pontos e ocupa a terceira colocação, atrás somente do Brasília, que tem 54, e do Flamengo, líder geral da classificação do NBB com 55 pontos.

Na próxima quinta-feira, o Minas vai até o interior de São Paulo enfrentar o Franca, às 20h, no Ginásio Pedrocão.

Já o Mogi das Cruzes, por sua vez, conheceu a 19ª nona derrota na competição. O time paulista segue na 13ª colocação, com apenas 41 pontos e 36,7% de aproveitamento. Apesar do revés em Minas Gerais, os jogadores Babby e Filipin fizeram boas partidas, com, respectivamente, 19 e 16 pontos.

Na próxima rodada, o Mogi também enfrenta o Franca, na Arena Olímpica. O jogo, porém, será realizado neste sábado, às 19h.

O jogo

Com um começo arrasador, o Uberlândia abriu 10 pontos de diferença logo no início do confronto: 15 a 5. O norte-americano Riddick, porém, converteu três bolas de 3 pontos que colocaram o Mogi das Cruzes no jogo: 15 a 14. Na mesma moeda, seu compatriota Robby Collum devolveu a chuva de arremessos longos e acertou dois tiros que deram a vantagem para os mineiros ao final do primeiro quarto: 25 a 16.

Babby, pivô do Mogi das Cruzes que até então estava sumido no jogo, anotou os seis primeiros pontos de sua equipe na segunda etapa, essenciais para a reação: 30 a 28. O confronto caiu muito de produção, mas o Mogi continuou complicando e a primeira metade do confronto terminou em ligeira vantagem do Minas: 32 a 29.

A disputa pelo placar continuou intensa na volta dos vestiários. Sob o comando de Robby Collum, o Uberlândia tentava abrir vantagem, mas o time do estado de São Paulo não permitia e mantinha a diferença na casa dos três pontos. A prova do equilíbrio do terceiro quarto foi placar da etapa (22 a 22), que fez com que as equipes fossem para o período final da partida com 54 a 51.

Robby Collum continuou tomando conta do jogo, e colaborou para os mineiros abrirem boa diferença na etapa final, que chegou a ser de 11 pontos: 71 a 58. No minuto final, Bábby imprimiu uma boa sequência e reduziu a diferença para cinco pontos: 72 a 67.
Os paulistas foram forçados a colocar o Uberlândia na linha do lance livre nos segundos finais. Como já era de se esperar, os mineiros apresentaram boa eficiência nas conversões e confirmaram a vitória por 75 a 68.

Uberlândia 75 x 68 Mogi das Cruzes

Uberlândia
Helinho, Robby Collium, Luís Gruber, Cipolini e Robert Day. Depois entraram Estevam, Léo Waskiewicz e Audrei
Técnico: Hélio Rubens

Mogi das Cruzes
Filipin, Thomas Gerke, Patetoski, Vinícius Gobor e Babby. Depois entraram Caio Ranches, Edu Caviglia, Lucas Santos e Riddick
Técnico: Paco García

Motivo: 33ª rodada do Novo Basquete Brasil
Local: Ginásio Homero Santos, em Uberlândia
Data: quinta-feira, dia 28 de março de 2013