Basquete
None

NOVO BASQUETE BRASIL

É vencer ou dar adeus

postado em 17/04/2015 08:40 / atualizado em 17/04/2015 08:44

MARCOS VIEIRA / EM DA PRESS
Com a obrigação de vencer para não se ver eliminado do Novo Basquete Brasil (NBB), o Minas volta à quadra hoje, às 19h30, para enfrentar o Macaé, na quadra do adversário, no Norte Fluminense. O time local perdeu o primeiro jogo da série, em Belo Horizonte, mas conseguiu a virada, ganhando o segundo, ainda na Arena JK, e o terceiro, dois dias atrás, em sua quadra, o Ginásio Juquinha. Se triunfar hoje, o MTC traz a decisão para a Arena JK, na segunda-feira.

O técnico Demetrius, do Minas, está quebrando a cabeça há uma semana, desde o segundo confronto, quando seu time passou a ter um péssimo aproveitamento de ataque. No primeiro tempo do duelo da sexta-feira, marcou apenas 22 pontos, e, na quarta-feira, no segundo quarto, apenas oito pontos.

“Acho que o mais importante agora é a gente resgatar a confiança. Não podemos ficar abalados por uma derrota com uma margem grande, como também não poderíamos comemorar se a gente tivesse ganhado por uma margem grande. Temos de resgatar essa confiança, buscar melhorar em algumas situações, principalmente na parte defensiva e ofensiva, e acreditar que temos mais um jogo em que tudo é possível. A série ainda não foi fechada. Cabe a nós acreditar e tentar fazer um jogo de igual para igual, para passar um pouco de pressão para eles.”

O treinador lamenta não poder contar com o ala norte-americano Robby Collun, que era o cestinha do time. Muito do baixo aproveitamento de ataque é creditado à ausência do jogador. E para minimizar esse problema, os jogadores fizeram um pacto, ainda na primeira partida, de cada um se doar um pouco mais. Isso foi visto no primeiro embate e até mesmo no segundo, quando o time saiu de uma inferioridade de 26 pontos para o empate, forçando a disputa da prorrogação. Mas na última partida, não.

Já o técnico Leonardo Costa, do Macaé, tem gostado de como sua equipe passou a atuar depois do primeiro confronto. “Naquele primeiro jogo, não foi o jogo que estávamos acostumados a fazer. Não marcamos. Mas a partir do segundo, a defesa apareceu e conseguimos chegar a essa situação. Temos de manter a tranquilidade e jogar com calma.”

Os dois times estão definido. Demetrius escala o Minas com Caferata, Coelho, Bruno, Demétrio e Shilton. O Macaé vai com Jamaal, Eddy, Fernando Mineiro, Atílio e George.