None

COLUNA DO JAECI

Eu tinha razão

Não venceu, foi eliminado de uma Libertadores, por exemplo, a fila anda

postado em 15/06/2015 12:00 / atualizado em 15/06/2015 12:03

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Recebi centenas de e-mails no domingo dizendo que eu tinha razão e que o ex-técnico do Cruzeiro não tinha mais o comando do grupo. Calma, gente! Luxemburgo não fez nem 30% do que é capaz, e quando o fizer, o Cruzeiro será sim candidato ao título brasileiro e da Copa do Brasil. Na vitória sobre o Vasco, sábado, naquele horário indecente, 21h, vi o time cruz-maltino jogar melhor na fase inicial, mas levou um gol em contra-ataque e desmoronou.

No segundo tempo, só deu Cruzeiro, e o time azul poderia até golear. E olha que a equipe estava desfalcada. Imaginem quando Luxa tiver o grupo todo à disposição, e mais os jogadores que o clube promete contratar? O futebol é cíclico. Não adianta queremos que alguém dirija uma equipe por 26 anos, como fez Alex Ferguson, com o Manchester United.

A cultura aqui é outra. Não venceu, foi eliminado de uma Libertadores, por exemplo, a fila anda. Tem gente mais capaz. E para encerrar o assunto, Marcelo Oliveira, escrevam e guardem: vai dirigir o Palmeiras, mais duas equipes grandes, e voltar ao seu lugar de origem, que é o Coritiba, Sport, Bahia, ou qualquer outra equipe mediana. Ele tem que acender vela todo dia para o presidente do Cruzeiro que deu a ele, a grande chance de treinar o clube. No Atlético, foi mandado embora, sem dó nem piedade, pois Kalil sabe muito bem quem entende de futebol.

A torcida azul está em êxtase. Três jogos sob o comando de Luxa, e 100% de aproveitamento. E, curiosamente, três clássicos, contra Flamengo, Atlético e Vasco. Como o campeão da Tríplice Coroa, a gente vê esquema de jogo definido, qualidade e outra postura dos jogadores. Se alguém estava fazendo corpo mole, isso não existe mais. Luxa olha nos olhos e fala a verdade. Quer jogar no clube, será bem aceito, não quer, pode procurar outra equipe. E sabendo que o Cruzeiro, ao lado do Inter, Flamengo e Palmeiras, são os únicos clubes com salários em dia, quem vai titubear?

Não se iluda, torcedor azul. Ainda há muito a ser feito, mas no pouco tempo, Luxa já deu um Norte. O Cruzeiro ficou a um ponto do Galo, tido por mim e por muitos, como candidato ao título. Isso me deixa feliz, pois teremos a possibilidade de manter aqui a hegemonia do futebol nacional. Porém, cuidado com o São Paulo, que tem grupo forte e um técnico renovador. Como não há equipe referência, tudo pode acontecer. Esse Brasileiro será o mais instável dos últimos tempos, e não duvidem das equipes medianas que estão na frente da tabela. Qualquer um pode chegar ao título.

O Cruzeiro ainda tem muito a mostrar. O presidente Gilvan de Pinho Tavares, que deu entrevista exclusiva a este colunista, publicada ontem no Estado de Minas, garante que vai contratar dois ou três jogadores de alto nível, para que Luxa possa, enfim, ter um time altamente competitivo e de alta qualidade. O problema é encontrar esses jogadores no mercado, já que não há camisa 10, 9 e por aí afora. Mas Luxemburgo, em entrevista ao Alterosa no Ataque, disse que ninguém joga com o tal 10, pois não existe mais esse jogador. Então, pela sua competência, quem sabe descubra no grupo azul alguém que possa desempenhar esta função. O mais importante é que o grupo recuperou sua autoestima, e que Luxemburgo, em pouco tempo, já mostrou sua cara e a forma com a qual quer que a equipe jogue. Jamais se esqueçam que ele não é milagreiro, mas sim o melhor treinador do futebol brasileiro, pelo menos, na visão deste escriba.

Galo

Belíssima a entrevista do técnico Levir Culpi na edição de ontem, do Estado de Minas. Só acho que Culpi não está nem aí para nada. Parece que está fazendo favor ao dirigir o Galo. Meu caro, Levir, te acho um baita treinador, mas se você insistir com Rafael Carioca, como único volante, será castigado no Brasileirão. Pegue o primeiro jogo contra o Inter, pela Libertadores, e veja quantos passes ele errou e quantas bolas entregou nos pés dos adversários. O Galo foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil com Leandro Donizete protegendo a zaga.

Não adianta você querer inventar, a realidade é esta. Sabemos que você está rico e que não precisa mais trabalhar, mas a torcida do Galo quer títulos, principalmente o Brasileiro, que não ganha há 44 anos, e que você jamais ganhou. Se você acha que não tem mais motivação, peça para sair. Mas se ainda estiver disposto, continue seu trabalho, pois você é honesto e sabe mexer o doce. Sua sugestão de que os técnicos não podem ganhar mais que um professor, me agradou demais. Por que você não se torna o pioneiro, e dirige o Galo por um salário de fome, como os que ganham os professores no Brasil? No mais, gosto muito da sua postura, mas você não é o dono da verdade. Repense e saiba que com Donizete, o Galo é forte e se sente protegido na zaga. Sem ele, vira um time comum, que levou 10 gols em quatro jogos. Acho que passou da hora de você rever seus conceitos.

Tags: cruzeiro atlético seriea atleticomg cruzeiroec futnacional seriea