None

COLUNA DO JAECI

Treino de luxo, goleada e classificação garantida

Até aqui, exceto pelo clássico contra o Galo, o Cruzeiro apenas fez jogos que estão dando ritmo aos atletas, ajudando o técnico Mano Menezes a montar seu esquema tático

postado em 16/03/2017 12:00 / atualizado em 16/03/2017 08:56

 Washington Alves/Cruzeiro
O Cruzeiro fez mais um treino de luxo na noite de ontem, no Mineirão. Não teve o menor trabalho para golear o Murici por 3 a 0, garantindo vaga na quarta fase da Copa do Brasil. Os gols foram de Cláudio e Deysinho (contra) e Rafael Sobis em cobrança de penalidade. Isso mesmo: o Cruzeiro goleou com dois gols contra do Murici. São os novos tempos do futebol. Thiago Neves ainda perdeu um pênalti na fase final e não conseguiu marcar seu primeiro gol com a camisa azul. O torcedor fica se perguntando: quando a Copa do Brasil vai começar mesmo a valer? Somente a partir das oitavas de final. Confesso que não gosto de competições inchadas, cheias de adversários inexistentes, do ponto de vista da técnica e qualidade, mas esse novo sistema permite que das oitavas de final em diante tenhamos grandes clássicos, pois o sorteio entra em ação, assim como na Liga dos Campeões da Europa. Claro que não estou comparando, e não poderia, pois a diferença é abissal. Os europeus, que eram conhecidos pela força física e pela tática, hoje nos superam também na técnica. Mas voltando ao nosso quinto mundo, até aqui, exceto pelo clássico contra o Galo, o Cruzeiro apenas fez treinos de luxo, jogos que estão dando ritmo aos atletas, ajudando o técnico Mano Menezes a montar seu esquema tático. Porém, é bom saber que uma coisa é jogar contra o Murici, e outra, bem diferente, é pegar Flamengo, Corinthians, Palmeiras e outras equipes do mesmo tamanho. Espero que quando isso acontecer o Cruzeiro prove realmente que amadureceu, cresceu e tem uma nova filosofia, bem diferente das duas últimas temporadas, quando esteve ameaçado de queda no Brasileirão. O que o torcedor azul quer ver é uma equipe semelhante às de 2013/14, quando ganhou o bicampeonato brasileiro. Para atestarmos isso, só mesmo com o tempo e com os jogos que realmente vão valer.

Sueca

Melhor jogadora do mundo, eleita cinco vezes pela Fifa, a brasileira Marta agora é sueca também. Depois de 10 anos vivendo no país, ela conseguiu a dupla cidadania. Marta joga no país há tempos e teve uma passagem pelo Brasil e pelos Estados Unidos, mas confessou que ama o país nórdico, que lhe deu tudo o que tem na vida. Concordo com ela. Se eu tivesse essa oportunidade, também iria correndo. Encararia o frio terrível em troca de saúde, educação e segurança. Estive na Suécia em cinco oportunidades. É um país lindo, com mais de 20 mil ilhas, onde os governantes trabalham sem receber nem um centavo sequer. Vão para os escritórios em bicicletas, no verão, e, se forem pegos recebendo presentes, imediatamente demitidos. Na Suécia, o roubo de um chocolate é considerado o mesmo crime de quem rouba US$ 1 milhão. Parabéns, Marta. Você é um exemplo de profissional e conquistou uma cidadania sonhada por muitos de nós, que vivemos aqui neste país da mentira, falcatrua e corrupção.

Manifestações

O goleiro Bruno foi alvo de algumas manifestações contrárias à sua contratação pelo Boa, que já perdeu cinco patrocinadores. As mulheres de Varginha protestaram contra o condenado pela Justiça a 22 anos de prisão, que conseguiu o direito de aguardar em liberdade o julgamento do seu recurso. A decisão deverá sair ainda este ano. Como escrevi ontem, é uma vergonha um clube contratar uma pessoa considerada pela Justiça brasileira como assassina. Não vejo clima para ele seguir no futebol. Terá de ficar calado e suportar todo tipo de pressão. Para quem declarou, certa vez, que “é normal o homem dar uns tapas na mulher”, não sei como suportará os insultos que receberá. Outra coisa: querer comparar o caso dele com o do ex-jogador e hoje comentarista Edmundo é piada. Edmundo não mandou matar e não matou ninguém por dolo. Ele se envolveu num acidente em que morreram três pessoas. O homicídio foi culposo. E não adianta Bruno fugir das perguntas sobre Eliza Samudio. O que a sociedade quer saber é: onde o corpo dela foi enterrado?

Tags: cruzeiroec