None

COLUNA DO JAECI

Quatro meses que se definirão agora

postado em 16/04/2017 10:00

O Atlético recebe a URT hoje, às 11h, no Mineirão, em jogo em que o mando pertence ao time de Patos de Minas, que não tem uma casa para abrigar mais de 20 mil torcedores. E ainda tem gente país afora que defende os estaduais, competições falidas e sem apelo técnico e financeiro. Vale pelo horário, a melhor iniciativa da CBF nos últimos tempos. Horário das famílias, longe dos bandidos, que devem estar dormindo ou com medo da luz do dia. Se bem que atualmente os marginais agem a qualquer hora, pois não têm mais medo de nada. A polícia prende, a Justiça, amparada por leis da década de 1940, solta. Outro dia, um assassino de 17 anos e 11 meses foi apreendido – que termo mais ridículo – e internado, na certeza de que sairá em breve. Era a terceira pessoa que matava, e tanto ele quanto a mãe saíram sorrindo. Uma cena deprimente para um país sem moral. Gostaria que alguém que defende os direitos humanos levasse esse marginal para sua casa.

Voltando ao futebol, acredito que o Atlético não vai encontrar dificuldades. De preferência, que defina sua classificação antecipadamente, mesmo porque o jogo de volta será na casa do Galo novamente. No Mineiro, o alvinegro ganhou dos pequenos (exceto da Caldense, quando perdeu com time reserva) e foi derrotado pelo Cruzeiro, único adversário do seu nível que enfrentou. Tem mostrado futebol preocupante, mas para ganhar das equipes do interior mineiro não precisa muita coisa. Este futebol ruim que está apresentando é suficiente. E com a vantagem de jogar por empate ou vitória e derrota pelo mesmo placar até a partida decisiva, a esperança do torcedor aumenta. No fim das contas, ele quer mesmo é comemorar a conquista, ainda que seja apenas do Mineiro, que como todos os estaduais não vale absolutamente nada. Que as crianças, vovôs e vovós lotem o Mineirão, para que este horário seja adotado, definitivamente, em nosso calendário.

Independência

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press


No Horto, América e Cruzeiro jogarão, à tarde, a primeira partida decisiva. A vantagem é celeste, e como na quarta-feira haverá o segundo jogo pela Copa do Brasil, Mano Menezes deverá mesclar titulares e reservas. Perguntem ao torcedor cruzeirense se ele está preocupado com o Mineiro. Claro que não. Ele quer o título da Copa do Brasil e deu um passo gigantesco para avançar ao derrotar o São Paulo no Morumbi, com futebol de gente grande, que empolga.

Tenho escrito e dito no meu blog (blogs.uai.com.br/alterosanoataque) que esse Cruzeiro é um time muito bem treinado, com esquema tático bem definido e jogadores de qualidade. A partida no Morumbi mostrou um time coeso, que não deu espaços ao adversário e dominou do começo ao fim. Fez dois gols de forma consciente, mostrou qualidade no meio-campo e na criação das jogadas, com Thiago Neves começando a se transformar no maestro. Olha que Sobis, que faz ótima temporada, não jogou. Acho que o Cruzeiro já está na próxima fase, embora o futebol seja imprevisível. Mas como é uma equipe sólida, que encaixou muito bem nas mãos de Mano, não acredito que o São Paulo possa surpreender no Mineirão, que deverá estar lotado.

Falando do jogo de hoje, com time alternativo ou não o Cruzeiro passa. Embora seja o América uma pedra em seu caminho, tudo indica que teremos uma final entre os grandes da capital, Cruzeiro x Atlético. O América, com torcida diminuta mesmo com patrimônio invejável, caminha a passos largos para uma extinção futura. Time que não tem torcida não sobrevive. Já vi equipes tradicionais sumirem do mapa por falta de sua razão: a torcida. Em relação ao time, o Coelho é instável, não tem o tamanho nem o peso do Cruzeiro, mas, no Independência, poderá dar trabalho maior.
Que tenhamos dois jogos com um nível melhor nesta fase final, e que o torcedor jamais se iluda com os estaduais. É sabido que os detentores dos direitos de transmissão só os compram por questões institucionais, pois do ponto de vista financeiro é prejuízo na certa. Perdemos quatro meses com essas competições arcaicas, quando poderíamos criar torneios rentáveis, atraentes e que possam empolgar o torcedor.

Páscoa
Neste domingo de Páscoa, que as famílias estejam unidas e que Deus abençoe cada um de nós. O Brasil vive momento delicadíssimo em todas as áreas, um país ingovernável, com a maioria da classe política corrupta e uma economia afundada em dívidas. Páscoa não é consumo de ovos de chocolate e sim momento de muita reflexão. Que cada um faça a sua parte para que tenhamos mais harmonia, união e menos materialismo. Quando morrermos, tudo ficará aqui mesmo. Bilionários e pobres vão para o mesmo lugar, sem levar absolutamente nada.

Tags: americamg atleticomg cruzeiroec