None

COLUNA DO JAECI

Mano faz belo trabalho. Não joguem no lixo por uma perda

Já vi o Flamengo de Zico, o Vasco de Roberto, o Galo de Reinaldo e o Cruzeiro de Dirceu Lopes perderem títulos. Acontece. Ninguém é imbatível

postado em 10/05/2017 12:00 / atualizado em 10/05/2017 09:03

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
O Cruzeiro joga esta noite no Paraguai, pela Copa Sul-Americana, precisando apenas do empate diante do Nacional, no Defensores Del Chaco, para avançar na competição. O time viaja abalado pela perda do Mineiro e contestado por alguns. Calma lá, gente! O trabalho de Mano Menezes e do grupo é muito bom. Numa decisão, somente um ganha e o Atlético foi superior ao time azul nos dois jogos, marcando bem, não deixando o adversário jogar e fazendo gols. É bem verdade que o time da Toca da Raposa não rendeu o que estava rendendo anteriormente, porém, isso é mérito do Galo, que fez duas excelentes partidas, principalmente quando Roger Machado decidiu usar os três volantes, barrando Maicosuel, como sugeri em minha coluna de domingo. Não sei se ele leu, mas mostrou-se humilde e inteligente para perceber que o Galo não pode jogar com três ou quatro atacantes, deixando apenas Elias marcando. Rafael Carioca não sabe marcar. Com mais um volante, o time cresceu de produção, não deixou o Cruzeiro chegar e ainda ficou ofensivo e com criação de jogadas, pois, sem a obrigação de marcar, Otero mostrou futebol diferente do que vinha mostrando. Parece que Roger Machado, finalmente, encontrou o camisa 10 no próprio grupo. Ainda fico reticente, pois jogador venezuelano ser solução para alguma equipe é difícil. Porém, tirando essa cisma de lado, Otero tem que ganhar meu elogio nesse espaço onde já o critiquei várias vezes, pois não há como não admitir sua evolução a partir do novo desenho tático do time. Palmas para Roger e toda a equipe.

Sou um fã incondicional de Marcos Rocha. Achei uma covardia chutarem seu carro e cobrarem dele. O problema é que meia dúzia de valentões sentem-se donos do clube e acham que têm o direito de cobrar, na porrada, na agressão. Para esses, o remédio é polícia e cadeia. Marcos Rocha merece respeito, é humilde, trabalhador, uma cara de quem sou fã. Excepcional caráter. Acho bobagem os jogadores provocarem o rival nas redes sociais. Eles têm que entender que são profissionais. Já vi muito ídolo atleticano vestir a camisa do Cruzeiro e vice-versa. Toninho Cerezo, Éder Aleixo, Luisinho, Nelinho. Jogadores altamente profissionais, sérios e corretos. Rede social é para torcedor.  Nesse ponto, puxo a orelha de Rocha e digo que se quiser voltar à Seleção Brasileira, com Tite, terá de mudar esse conceito.

Voltando ao Cruzeiro, é um time muito bem treinado, encorpado e dirigido. Já vi o Flamengo de Zico, o Vasco de Roberto, o Galo de Reinaldo e o Cruzeiro de Dirceu Lopes perderem títulos. Acontece. Ninguém é imbatível. Não faltou vontade, raça e determinação. Faltou ao técnico Mano Menezes anular o sistema muito bem montado por Roger. Porém, o Cruzeiro tem um belo grupo, forte o suficiente para avançar nas competições que disputa. Não sei até que ponto a derrota de domingo vai influenciar no resultado de hoje. Espero que não muito, pois foi perdido um título que os próprios clubes desprezam. O Brasileirão começa neste fim de semana e o Cruzeiro tem tudo para repetir as campanhas de 2013-14, com muita competência. É um dos fortes candidatos ao título, ao lado de Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Santos, Atlético e Grêmio. Contratou jogadores de alto nível e está amadurecendo para se tornar um time de encher os olhos. É hora de virar a chave, corrigir os erros das duas partidas decisivas e jogar a Sul-Americana. Vale lembrar que o Brasileirão é de pontos corridos e, se tiver que priorizar uma competição, que seja ele. Cada jogo é uma decisão e os pontos perdidos no começo fazem falta no final. O penta do Brasileiro e da Copa do Brasil são os objetivos maiores na temporada e eu vejo o Cruzeiro em condições de brigar pelas taças.

Garantida

A Juventus garantiu passagem para a finalíssima da Liga dos Campeões da Europa, dia 3 de junho, em Cardif, no País de Gales, depois de derrotar o Mônaco por 2 a 1, ontem, em Turim – havia vencido o jogo de ida por 2 a 0 –, e espera a partida entre Atlético de Madrid e Real Madrid, hoje, para conhecer seu adversário. Provavelmente, os merengues, que venceram o primeiro jogo por 3 a 0. Em 2015, a Velha Senhora chegou à decisão, mas foi derrotada pelo Barcelona por 3 a 1. O goleiro Buffon, campeão do mundo com a Itália em 2006, jamais ganhou a Champions e espera a conquista nesta temporada para selar com chave de diamante sua vitoriosa carreira.

Níver

Único técnico pentacampeão brasileiro, Vanderlei Luxemburgo aniversaria hoje. A ele, muita saúde e muito sucesso. Precisa voltar a trabalhar no futebol, pois está fazendo falta.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec