None

COLUNA DO JAECI

Luxemburgo fora de combate

"Técnico campeão da Tríplice Coroa com o Cruzeiro confirma a aposentadoria dos gramados brasileiros"

postado em 13/05/2017 12:00 / atualizado em 13/05/2017 16:29

JANEY COSTA
Técnico pentacampeão brasileiro, Vanderlei Luxemburgo está aposentado. Ele revelou a esta coluna que não deseja mais trabalhar no Brasil e que só aceitaria voltar ao futebol se recebesse proposta de algum clube do exterior. Nos últimos tempos, ele tem feito o que jamais pôde fazer em sua vida: ficar ao lado da mulher, Jô, das filhas, Vanessa, Vanuza e Valeska, e dos netos.

DECEPÇÃO

Luxemburgo se diz decepcionado com o que está vendo no futebol brasileiro atualmente. Lembra que foi execrado, que muitos lançaram sobre ele suspeitas de que levava grana em transação envolvendo jogadores, mas que nada jamais foi provado contra ele.

Inclusive, lembrou que encarou uma CPI, de peito aberto, e provou ser inocente em todas as acusações. Mas, desde aquele episódio, ele ficou magoado. Mesmo assim, ganhou dois Brasileiros – em 2003, com o Cruzeiro, e 2004, com o Santos.

GENTE DESONESTA

Luxemburgo diz que lamenta se retirar, mas que homens como ele e os saudosos Telê Santana, Carlos Alberto Silva e Osvaldo Brandão não aceitariam fazer negociatas com empresários e diretores de futebol, como está acontecendo hoje.

Há muito diretor de futebol rico, que contrata o técnico por pedido do empresário e é obrigado a contratar também jogadores que pertencem ao tal empresário: “Fui acusado muitas vezes e nunca provaram nada. Hoje, a coisa tá assim. Quem quiser investigar vai pegar os diretores de futebol desonestos. Eu, Telê, Carlos Alberto, Osvaldo Brandão, sempre tivemos uma carreira reta e vencedora. Jamais aceitamos pressão de dirigente ou empresário. Conosco, jogava quem tinha bola.”

REALIZADO

Luxemburgo diz que está realizado no futebol, que lhe deu tudo o que tem na vida, e que ficou muito feliz pelo reconhecimento do Tinjan, time que treinou por oito meses na China, e que subiu recentemente. Ele e a mulher Jô foram convidados pelo presidente do clube chinês para conhecer as novas instalações que o técnico ajudou a planejar, em reconhecimento ao trabalho que fez.

Mesmo tendo sido demitido, os chineses entenderam a contribuição fundamental dele para o projeto da equipe. Luxemburgo tem a decepção de não ter podido dirigir o Brasil em uma Copa do Mundo. Sabe que a de 2002 era a sua Copa, mas foi tirado do cargo nas Eliminatórias por problemas políticos.

De qualquer forma, ele diz a este colunista que é um homem feliz por tudo o que conquistou e pela família que tem. Confesso que fiquei triste, mas entendo sua posição. Luxemburgo, ao lado de Telê e Carlos Alberto Silva, foram os maiores e melhores técnicos com os quais já trabalhei, e aprendi muito.

Tags: cruzeiroec atleticomg futebolnacional futinternacional