None

COLUNA DO JAECI

Cruzeiro piorou e é preciso mudar o rumo

A equipe perdeu qualidade,disposição tática e mais parece um bando em campo

postado em 11/06/2017 12:00 / atualizado em 11/06/2017 09:02

Washington Alves/Cruzeiro
O Cruzeiro perdeu duas partidas seguidas para equipes que não vão brigar pelo título brasileiro: Chapecoense e Bahia. Seis pontos irrecuperáveis, pois são equipes intermediárias do nosso futebol. O time azul caiu do vinho para a água, de uns tempos pra cá, e boa parte dos jogadores rende abaixo do esperado. Eu estava entusiasmado com o que vi do Cruzeiro nos primeiros jogos contra equipes do seu tamanho, nas vitórias sobre São Paulo, pela Copa do Brasil, e Galo, pela Primeira Liga e Campeonato Mineiro, primeira fase. Porém, a equipe perdeu qualidade, disposição tática e mais parece um bando em campo. Quando o Cruzeiro vencia, e por placares apertados, não cansei de escrever que Mano Menezes é bom treinador, mas muito econômico em placares. Dificilmente você verá sua equipe meter três ou quatro gols, a não ser que jogue contra o São Francisco e outras equipes desqualificadas. Contra times do mesmo tamanho, quando vence, é na conta do chá. Isso não implica dizer que não pode ser campeão assim, mas eu gosto de equipes que têm sede de gols, vontade de estufar as redes, mesmo que esteja vencendo bem. Muricy Ramalho foi tricampeão brasileiro no São Paulo com poucos gols também. Mas, se você tem jogadores de qualidade, não custa nada jogar bonito.


O momento do Cruzeiro, porém, é de recuperar-se e jogar bem. Se vencer por 1 a 0, estará no lucro. Não entendi, assim como o torcedor azul, a improvisação de Henrique na zaga. Henrique não tem sequer cacuete de zagueiro. Se não confiava no jovem da base, por que Mano o levou para a Boa Terra? E a emenda ficou pior que o soneto, quando pôs Ariel Cabral, outro volante, para a função de zagueiro. Pelo menos, ele é alto. É preciso mais coerência nas atitudes e composições da equipe. Sei que os problemas de contusões em sequência têm atrapalhado o trabalho de Mano, mas todas as equipes sofrem do mesmo mal e, quem tem um grupo de qualidade como o Cruzeiro, não pode reclamar. Há peças de reposição para cada função. É preciso escalá-las nos seus devidos lugares para evitar o que aconteceu na quinta-feira.

 

Acho que é preciso mais dedicação por parte dos atletas, mais treinamentos por parte de Mano, mais conversa e mais entrosamento. O Cruzeiro começou o ano com um time compactado, com qualidade e com jogadas e variações. De repente, perdeu isso tudo. Como não há equipes de referência no país, o torcedor acha que logo, logo, o time encosta nos líderes e volta a ser protagonista na briga pelo título. Porém, perdendo pontos para adversários que não vão disputar a taça, ela vai ficando cada vez mais distante. Quando o torcedor perceber, já era. Só no ano seguinte. E vale lembrar que a Copa do Brasil terá o duelo Cruzeiro x Palmeiras. Se o time azul sonha com o quinto título na competição, vai ter de jogar o que não jogou até aqui. Sei que o Palmeiras está mal também. Porém, em pouco tempo Cuca irá arrumar a casa. A torcida azul aposta no Brasileirão e Copa do Brasil, ou em um deles, para voltar a gritar “é campeão”, e isso só acontecerá se houver uma mudança de postura técnica e tática e a evolução de jogadores contratados como solução, que, até aqui, têm sido engodos.

 

E não adianta espernearem, pedindo para contratar jogadores de nível, pois o que há no mercado é isso aí. Pouco futebol, pouca qualidade e muito dinheiro. Sassá foi contratado. Ser for aquele jogador que fez gols e mais gols no Botafogo, ótimo, irá agregar. Se for o indisciplinado, que causou problemas, aí a coisa vai se complicar. Os dirigentes do Cruzeiro podem até errar por excesso, mas jamais por omissão. Tenho visto gente pedindo a cabeça do técnico Mano Menezes. Discordo. Ele conhece o grupo, está no clube há quase um ano e sabe muito bem montar uma equipe. Prefiro acreditar que é um momento de instabilidade, que será corrigido. Mano é um cara extremamente sério, estudioso e muito correto.

Derrota

O técnico Tite conheceu sua primeira derrota no comando da Seleção Brasileira no amistoso contra a Argentina, em Melbourne. Tirando o fato de Neymar e mais alguns jogadores importantes não terem sido convocados, o time brasileiro não fez uma boa partida, embora tivesse chance de empatar. Gabriel Jesus, que perdeu um gol incrível, saiu machucado, deixou todos preocupados e acabou cortado da Seleção. O resultado não significa muito para mim, pois, há pouco tempo enfiamos 3 a 0 nos hermanos, no Mineirão, com direito a olé e tudo o mais. O que me preocupa é saber que Tite está convocando jogadores perdedores e inchando o grupo com a turma fracassada da Copa’2014, aquela velha turma da vergonha dos 7 a 1. David Luiz, Thiago Silva, Fernandinho, Paulinho e outros menos votados. Tite não precisa fazer média, nem tentar recuperar ninguém. Na hora do vamos ver, temo que esses caras nos entregue novamente. Depois, não digam que não avisei.