None

COLUNA DO JAECI

Árbitro, Douglas e futebol ruim

A irregularidade é a marca registrada da equipe, alternando grandes jogos, como no 3 a 3 com o Palmeiras, e apresentações ruins, como a de ontem

postado em 24/07/2017 12:00 / atualizado em 24/07/2017 08:34

Eduardo Valente/Light Press/Cruzeiro

Um erro do árbitro num pênalti claro em cima de Elber e as grandes defesas do goleiro Douglas não deixaram o Cruzeiro ter melhor sorte ontem, na Ressacada, acabando por conhecer sua sexta derrota no Brasileirão, ficando muito longe do líder, Corinthians, e praticamente dando adeus a qualquer chance de título. Claro que as cabeças dos jogadores e do técnico Mano Menezes estavam voltadas para o jogo decisivo de quarta-feira, pela Copa do Brasil, quando o time azul receberá o Palmeiras, no Mineirão. Porém, mesmo assim, a equipe celeste esteve abaixo do que dela se espera. Elber, que começou como titular, mostrou pouca qualidade. Sassá foi outro que nada fez e Thiago Neves e Sobis ainda conseguiram alguma coisa.

É impressionante como o Cruzeiro contratou tantos bons valores, mas eles não estão dando conta do recado, com atuações pífias. Em dois jogos como visitante, só um ponto conquistado em seis, muito pouco para quem sonhava com a taça. O Cruzeiro está a 18 pontos do líder Corinthians, o que significa dizer que para ainda sonhar com a taça terá de fazer os dois jogos do turno impecáveis, e ter um comportamento completamente diferente no returno, ganhando praticamente todas as partidas. Com a irregularidade que lhe é peculiar, isso é improvável.

O Cruzeiro deve mesmo se ater à Copa do Brasil para tentar salvar o ano. O time, que começou a temporada de forma empolgante, com De Arrascaeta, Sobis e Thiago Neves se entrosando muito bem, foi perdendo o fôlego, perdendo o gás, e hoje não é confiável. A irregularidade é a marca registrada da equipe, alternando grandes jogos, como no 3 a 3 com o Palmeiras, e apresentações ruins, como a de ontem. E não há como Mano Menezes reclamar, pois foi ele que montou esse time, que escolheu as peças, e é ele que não consegue fazer a equipe render o que dela se espera. E olha que o nível do Brasileirão é dos piores da história, com jogos sofríveis e equipes bem medianas. Corinthians, Grêmio, Santos e Flamengo, que parece que vão disputar a taça até o fim, são bem comuns.

O Mineirão deverá estar lotado na quarta-feira, mas será preciso muito cuidado com o time de Cuca, pois uma vitória simples o colocará na próxima fase da competição. Como o Cruzeiro joga por empates por 0 a 0, 1 a 1, e 2 a 2, será preciso não pensar nisso. Tem que atuar como se estivesse precisando da vitória e usar uma possível vantagem somente nos minutos finais, se a partida estiver empatada.

O problema é essa instabilidade do time azul, que tem uma zaga deficiente, não tem um lateral-direito aprovado – tanto que improvisa Lucas Romero – e vê no lateral Diogo bons e maus momentos. Cuca deve ter percebido muito bem a deficiência defensiva do Cruzeiro e tem jogadores de talento para conseguir seu objetivo. É na quarta-feira que o torcedor vai saber se o Cruzeiro veio para esta temporada apenas para figurar ou se realmente tem objetivos maiores. E garanto que uma eliminação não será aceita pelo torcedor. Pelas contratações que fez e por todo o investimento, o time azul tem a obrigação de chegar bem longe nesta Copa do Brasil, disputando de verdade o título.

Waldir Peres

O ex-goleiro do São Paulo e Seleção Brasileira morreu ontem, vítima de infarto. Waldir Peres foi um grande goleiro, principalmente no São Paulo, onde foi o responsável pelo título de 1977 pegando cobranças de penalidades dos jogadores do Galo. Na Copa do Mundo de 1982, andou falhando feio e foi um dos responsáveis pela eliminação do Brasil naquele 3 a 2 diante da Itália. Quando eu escalava aquele time, começava pelo lateral-direito Leandro e me recusava a falar o nome do goleiro e do centroavante, que era Serginho Chulapa. Porém, quando o ser humano Waldir Peres vai embora tão cedo, aos 66 anos, a gente realmente fica triste, lamenta e pede a Deus que o receba e que sua família tenha o conforto dos céus. Que ele descanse em paz.

Tags: cruzeiroec atleticomg americamg interiormg