Rio 2016
  • Oferecimento:

JUDÔ

É ouro para o Brasil! Rafaela Silva faz história, derrota atleta da Mongólia e é campeã olímpica

Judoca carioca aplicou wazari e garantiu primeira medalha de ouro brasileira no Rio

postado em 08/08/2016 17:03 / atualizado em 08/08/2016 19:16

Rodrigo Clemente/EM/D. A Press

É ouro para o Brasil! A judoca carioca Rafaela Silva derrotou Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, e garantiu o lugar mais alto do pódio da categoria de até 57kg.

No início da luta, as duas atletas receberam punição. Em seguida, a brasileira aplicou um wazari - a única pontuação por golpe do embate. Nos minutos que restavam, Rafaela Silva apenas administrou a vantagem e garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A festa pela conquista na Arena Carioca 2 foi grande e emocionante, até porque Rafaela é nascida no Rio de Janeiro e cresceu na Cidade de Deus, uma comunidade carente na zona oeste que fica a poucos quilômetros do Parque Olímpico. Tanto que muitos amigos e familiares estiveram no ginásio para ver a judoca da casa em ação e vibrar com cada golpe.

A Cidade de Deus também fica próxima de um dos núcleos do Instituto Reação, comandado pelo ex-judoca Flávio Canto, e local onde a agora medalhista olímpica aprendeu a competir desde pequena.

Aos 24 anos, ela supera com essa medalha a frustração nos Jogos de Londres-2012, quando poderia ter chegado ao pódio, mas foi desclassificada na primeira luta. No currículo, Rafaela tem o título mundial de 2013, conquistado também no Rio, além de uma prata no Mundial de Paris, em 2011. Além da histórica medalha dourada em casa, a judoca se tornou a primeira brasileira a ser campeã olímpica e mundial no esporte.

O pódio veio no terceiro dia de disputas da modalidade, após outros judocas brasileiros terem chegado perto, sem sucesso. No sábado, Sarah Menezes e Felipe Kitadai, que tinham conquistado medalhas em Londres-2012, ficaram pelo caminho na repescagem. No dia seguinte, Charles Chibana perdeu em sua primeira luta e Érika Miranda ficou a uma vitória do bronze.

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) tem como meta, no mínimo, repetir as quatro medalhas dos Jogos de Londres, de preferência melhorando qualitativamente. Ainda faltam lutar atletas cotados para o pódio, como Victor Penalber, Mayra Aguiar, Tiago Camilo, Maria Suellen Altheman e Rafael Silva, o Baby. Nesta terça-feira, Mariana Silva e Victor Penalber representarão o País.

CAMPANHA - Em sua primeira luta, Rafaela gastou apenas 46 segundos para despachar a alemã Myriam Roper por ippon. Na sequência, foi melhor ainda diante da sul-coreana Kim Jan-Di, segunda colocada no ranking mundial. Acertou um wazari perto do fim e administrou o resultado. Já nas quartas de final ganhou da húngara Hedvig Karakas com mais um wazari.

No caminho até o ouro, a brasileira venceu Miryan Roper, da Alemanha, e a favoritíssima Jandi Kim, da República da Coreia, segunda colocada do ranking mundial. Nas quartas de final, uma velha conhecida: a húngara Hedvig Karakas, que havia eliminado Rafaela nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A brasileira avançou e chegou confiante para o duelo mais equilibrado do percurso. Contra Corina Caprioriu, da Romênia, a vitória veio apenas no golden score, com um wazari.

O combate da semifinal contra a romena Carina Caprioriu foi equilibrado e, com um shido para cada lado no tempo normal, a disputa foi para o golden score. O árbitro chegou a dar a vitória dela com 39 segundos, mas depois voltou atrás. O público passou a incentivar ainda mais e a vaiar a arbitragem. No final, Rafaela mostrou raça e conquistou uma bela vitória.

Depois enfrentou Sumiya Dorjsuren na final. A atleta da Mongólia vinha de bons resultados, mas Rafaela entrou determinada a vencer em sua cidade. Com pouca ação, as duas tomaram um shido cada. Na sequência Rafa acertou um lindo wazari, levou o combate até o final e se tornou campeã olímpica.

Tags: rio2016 maisesportes judo

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.