None

WIMBLEDON

Após azar em sorteio, Thomaz Bellucci estreia em Wimbledon diante de Rafael Nadal

Brasileiro entra em quadra por volta das 9h para tentar surpreender no torneio

postado em 29/06/2015 19:55 / atualizado em 29/06/2015 20:01

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

AFP PHOTO / PASCAL GUYOT
A temporada de torneios no saibro europeu - com grandes campanhas nos Masters de Madri e Roma e o título no ATP 250 de Genebra - recolocou Thomaz Bellucci no top 50 do tênis mundial e criou uma grande expectativa para o desempenho do número 1 do Brasil em Roland Garros. O sorteio para o Grand Slam francês, no entanto, reduziu drasticamente as possibilidades de Thomaz - ao colocá-lo frente a frente com o japonês Key Nishikori (5º do mundo) logo na 2ª rodada. Apesar de um jogo relativamente equilibrado, a derrota veio em três sets duros - mas, ainda assim, em apenas três sets. De Roland Garros para Wimbledon, mudam o piso e as perspectivas, só não mudou o azar no sorteio. Nesta terça, por volta das 9h, Bellucci fará a sua estreia e, muito provavelmente, sua despedida contra Rafael Nadal.

E não há pessimismo nesta afirmação. O simples fato de jogar na grama reduz drasticamente as chances de qualquer tenista brasileiro. O melhor exemplo é Gustavo Kuerten que, em cinco participações em Wimbledon, só conseguiu uma boa campanha, atingindo às quartas de final em 1999. Duas vezes, Guga caiu logo na estreia. Para aumentar a estatísticas de derrotas do país na grama do All England Club, no primeiro dia do torneio, João Souza Feijão foi facilmente batido pelo colombiano Santiago Giraldo: 6/4, 6/3 e 6/2.

Esta será a sexta participação de Bellucci em Wimbledon. Seu melhor desempenho foi em 2010, quando venceu dois jogos e parou na 3ª rodada. No total, tem 8 jogos e cinco derrotas. Uma delas diante do próprio Nadal em 2012. Naquele duelo, o brasileiro chegou a abrir 4/0 no 1º set e acabou levando a virada, perdendo por 7/6, 6/2 e 6/3. Três anos depois, o espanhol não atravessa sua melhor fase (é "apenas" o 10º do ranking), mas um abismo ainda os separa - principalmente em um jogo de Grand Slam, em melhor de cinco sets.

É possível prever um Bellucci equilibrando as ações contra Nadal. Vencendo um set, quem sabe. Porém, dificilmente terá intensidade e consistência para uma partida longa contra um dos maiores nomes da história do tênis. "É um jogo difícil. Tenho que estar pronto para encarar um jogo longo, com disciplina tática e uma concentração muito grande, porque qualquer vacilo custa caro contra esses jogadores. Mas tenho feito bons jogos contra jogadores desse nível. Tenho que aproveitar a oportunidade, jogar à vontade, mais solto e fazer o melhor que eu posso", afirmou Bellucci.

Pernambucana
Na 77ª posição do ranking mundial, Teliana Pereira também terá uma estreia com jeito de despedida. Por volta das 12h30, enfrenta a italiana Camila Giorgi, 32ª do mundo. Há duas semanas, ela conquistou o título do WTA de S-Hertogenbosch, disputado na grama. Um piso completamente estranho para a número 1 do Brasil.