Hulk é a grande estrela do Atlético em busca do bicampeonato da Libertadores (Foto: Pedro Souza/Atlético)

O 2021 do Atlético foi mágico. Logo no início do ano, o título mineiro serviu para apaziguar os ânimos. Em seguida, a catarse: as conquistas da Copa do Brasil e do sonhado Campeonato Brasileiro. Uma temporada quase perfeita. Quase. Faltou a Copa Libertadores, competição da qual o time foi eliminado dramaticamente para o Palmeiras na semifinal, em pleno Mineirão. Passados pouco mais de seis meses daquela noite de lamentações, o Galo tem a chance de recomeçar a trajetória em busca do bicampeonato da América, contra o Deportes Tolima-COL.



A mais de 4 mil quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Ibagué vai receber nesta quarta-feira o confronto pela primeira rodada do Grupo D, que ainda tem Independiente Del Valle-EQU e América. A bola rola às 21h (de Brasília), no Estádio Manuel Murillo Toro - local de péssimas recordações para os brasileiros que o visitam.

De lá, nenhuma equipe do Brasil saiu vitoriosa. Foram sete jogos, com cinco vitórias do Tolima-COL e dois empates. Os donos da casa marcaram sete gols e sofreram apenas um, no triunfo por 2 a 1 sobre o Rio Branco-AC, pela Copa Conmebol de 1997. Em Ibagué, times tradicionais como Vasco, Grêmio, Corinthians e Athletico-PR foram batidos. Agora, o campeão da Libertadores de 2013 tenta acabar com a 'maldição'.

"A Libertadores é um sonho meu também, que a gente vai colocar como objetivo para, se Deus quiser, comemorar este título no ano. A gente sabe que não é fácil, é trabalhar com muita dedicação que a conquista pode se tornar possível sim. A gente vai traçar como foco buscar esta Libertadores", pontuou o atacante Hulk, principal estrela alvinegra em busca de mais um bi.



Mudanças no Atlético


Dugout


O Atlético chega com moral à Colômbia. Afinal, o time alvinegro superou o arquirrival Cruzeiro por 3 a 1 no último sábado e conquistou o tricampeonato mineiro, no Mineirão. A sequência de três títulos estaduais consecutivos não era conseguida pelo Galo desde a década de 1980.

Depois da festa do título no sábado, os jogadores ganharam folga no domingo e treinaram na Cidade do Galo na manhã de segunda. À noite, partiram em longa viagem até Ibagué, onde encerraram a preparação para a estreia no torneio continental. Com o pouco tempo de preparação, o técnico Antonio Mohamed tende a manter a base escalada no clássico do fim de semana.

Porém, há desfalques. Titulares contra o Cruzeiro, o zagueiro Réver e o meio-campista Matías Zaracho nem viajaram à Colômbia por conta do desgaste físico. O atacante Eduardo Vargas, que já não jogou sábado, continua fora em recuperação de uma virose. Outra ausência é o lateral-esquerdo Dodô, em recuperação de cirurgia.



Por outro lado, o zagueiro Diego Godín está de volta. O uruguaio não enfrentou o Cruzeiro após se queixar de dores no joelho, mas está recuperado e é uma das opções do 'Turco' para o lugar de Réver. Junior Alonso também aparece como possibilidade. À frente, Zaracho deverá dar lugar a Ademir ou Savarino.

Tolima-COL com moral


Ex-goleiro Hernán Torres é o técnico do Tolima (Foto: Divulgação/Tolima)



Os donos da casa vivem grande momento. Campeões da Superliga Colombiana em fevereiro, estão em segundo lugar no Torneio Apertura, só um ponto atrás do tradicionalíssimo Atlético Nacional-COL. O objetivo do clube é replicar no contexto internacional as boas atuações locais.

"Nosso presidente fez esforços. Ele quer que a equipe seja protagonista dos torneios dos quais participa, mais ainda da Copa Libertadores, que é uma 'dívida' que o Tolima tem", afirmou o técnico Hernán Torres, ex-goleiro do clube. A 'dívida' a que ele se refere é o fato de o time nunca ter jogado as oitavas de final da competição.



Para o confronto com o Galo, o time colombiano não deverá ter à disposição o atacante Juan Fernando Caicedo, que se recupera de um problema no joelho esquerdo e não joga desde 27 de março. O lateral-direito Juan Camilo Angulo também não vai jogar, pois se recupera de uma lesão no adutor esquerdo. Os zagueiros Sergio Andrés Mosquera e Julián Alveiro Quiñones completam a lista de desfalques por problemas médicos.

TOLIMA-COL X ATLÉTICO

 

Tolima

Alexander Domínguez; Juan Camilo Angulo, Julián Quiñones, José Moya e Junior Hernández; Juan David Ríos, Brayan Rovira, Anderson Plata, Daniel Cataño e Andrés Ibargüen; Michael Rangel
Técnico: Hernán Torres

Atlético
Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso (Godín) e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho Fernández; Ademir (Savarino), Keno e Hulk
Técnico: Antonio Mohamed

Motivo: primeira rodada do Grupo D da Copa Libertadores
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia
Data e horário: quarta-feira, 6 de abril de 2022, às 21h (de Brasília)

Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Tulio Moreno (VEN) e Jorge Urrego (VEN)