2

Missão Tolima: Atlético tenta o que nenhum brasileiro conseguiu na história

'Maldição de Ibagué' aterroriza equipes do Brasil, que nunca venceram na cidade colombiana

05/04/2022 15:00
compartilhe
Estádio Manuel Murillo Toro vai receber duelo entre Tolima e Atlético nesta quarta-feira, pela Copa Libertadores
foto: Miguel Locatelli/Athletico-PR

Estádio Manuel Murillo Toro vai receber duelo entre Tolima e Atlético nesta quarta-feira, pela Copa Libertadores

Chegar a Ibagué já não é tarefa fácil. Vencer em Ibagué, porém, é ainda mais difícil. Nesta quarta-feira, o Atlético enfrenta o cansaço da longa viagem, um adversário em ótima fase e uma 'maldição' que aterroriza brasileiros: na história, nenhuma equipe do Brasil triunfou sobre o Deportes Tolima em partidas disputadas na cidade colombiana.

Após um dia de folga para comemorar o título mineiro, o elenco alvinegro voltou aos treinos nessa segunda-feira pela manhã, na Cidade do Galo. À noite, mais precisamente às 23h55, pegou um voo rumo a Bogotá, capital da Colômbia, onde chegou na madrugada desta terça. Depois, rumou de ônibus em um trajeto de 200 quilômetros até Ibagué. Em linha reta, a distância de Belo Horizonte até a cidade-sede da partida é superior a 4,3 mil quilômetros.

Em Ibagué, o estádio onde o jogo vai ser disputado é o Manuel Murillo Toro, nomeado em homenagem a um ex-presidente colombiano. A casa do Tolima foi inaugurada em 1955, tem capacidade para aproximadamente 30 mil torcedores e receberá uma equipe brasileira pela oitava vez.

Nas sete anteriores, o mandante venceu cinco, empatou duas e não perdeu. Marcou sete gols e sofreu apenas um - na vitória por 2 a 1 sobre o Rio Branco-AC, em 1997, pela extinta Copa Conmebol. Ao longo dos anos, o Tolima superou adversários tradicionais e deixou um gosto amargo à despedida dos gramados do ex-atacante Ronaldo, em 2011.

Veja a lista de inscritos do Atlético na Copa Libertadores



Naquela ocasião, o camisa 9 defendia o Corinthians, que perdeu por 2 a 0 e, com o resultado, foi eliminado na fase prévia aos grupos da Copa Libertadores. Em casa, o Tolima ainda derrotou Vasco, Grêmio e Athletico-PR, além de ter empatado com Cruzeiro e Internacional.

O único revés do Tolima para brasileiros fora do Brasil não foi verdadeiramente em casa. Em meio a conflitos e protestos na Colômbia, o time teve de jogar contra o Red Bull Bragantino na Venezuela, pela Copa Sul-Americana, e perdeu por 2 a 1.

Nesta quarta, o poderoso Atlético tem a missão de derrotar o atual campeão da Superliga Colombiana e dar fim à 'maldição de Ibagué'. A bola rola às 21h, pela primeira rodada do Grupo D da Libertadores.

Retrospecto dos brasileiros contra o Tolima em Ibagué

Copa Conmebol

Tolima 1 x 0 Vasco, em 10 de setembro de 1996
Tolima 2 x 1 Rio Branco-AC, em 27 de agosto de 1997

Copa Libertadores

Tolima 1 x 0 Grêmio, em 15 de março de 2007
Tolima 2 x 0 Corinthians, em 2 de fevereiro de 2011
Tolima 0 x 0 Cruzeiro, em 2 de março de 2011
Tolima 1 x 0 Athletico-PR, em 5 de março de 2019
Tolima 0 x 0 Internacional, em 19 de fevereiro de 2020

Compartilhe