João Paulo desfalcou o Cruzeiro nas duas últimas partidas da equipe (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Médico do Cruzeiro, Sérgio Campolina atualizou as situações do departamento médico (DM) do clube em vídeo divulgado nesta quinta-feira (28). Ele revelou que o goleiro Gabriel Brazão está prestes a ser liberado para os treinamentos, enquanto o meia João Paulo será submetido a procedimento cirúrgico.



Dazn

 
João Paulo sofreu lesão muscular na região proximal da coxa posterior no empate em 1 a 1 com o Tombense, no sábado passado. Também ficou de fora da vitória por 1 a 0 sobre o Lodrina, nessa terça-feira (26), ambas partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro. 
 
De acordo com Campolina, o caso é uma das poucas exceções no futebol, e o jogador de 31 anos passará por cirurgia já neste sábado.
 
"Todos vocês que acompanham futebol, o Cruzeiro, sabem que lesões musculares são tratadas de maneiras conservadoras, ou seja, não cirúrgicas. Infelizmente, este caso do João é uma das poucas exceções. Ele vai ter que ser submetido a um procedimento que deve ser realizado neste sábado ainda, no Hospital Mater Dei", explicou o médico.



 
O profissional da Raposa não definiu prazo médio para a volta do atleta, mas afirmou que o prognóstico é 'muito bom', e que o retorno deve ocorrer em breve.
 
João Paulo se consolidou como titular do Cruzeiro em 2022. Contratado nesta temporada após defender o Atlético-GO no ano passado, o meia tem quatro gols e duas assistências em 16 partidas com a camisa celeste.
 

Perto do retorno

 
Após se machucar durante treino na Toca da Raposa II, o goleiro Gabriel Brazão passou por cirurgia para correção de lesão no menisco do joelho esquerdo em 10 de março. 



 
No dia 12 deste mês, o clube informou que o atleta estava na transição entre a fisioterapia e a preparação física. Já nesta quinta-feira, Sérgio Campolina explicou que o goleiro evoluiu ainda mais e está prestes a retornar aos treinamentos com o restante do grupo.
 
"O Gabriel Brazão vem se recuperando de uma lesão do menisco do joelho esquerdo e já cumpriu todas as etapas internas, médicas e fisioterápicas. Já fez o trabalho de transição e provavelmente vai estar à disposição do grupo para treinamento".
 
Gabriel Brazão foi oficializado pelo Cruzeiro no início de março, um mês e meio após desembarcar em Belo Horizonte, em 18 de janeiro.




O goleiro pertence à Inter de Milão, que concordou em emprestá-lo sem custos até junho de 2023.
 

Ainda no DM 


Os meio-campistas Filipe Machado e Fernando Canesin seguem aos cuidados do departamento médico. O primeiro ainda se recupera de pisão no pé, sofrido na semifinal do Campeonato Mineiro, enquanto o segundo foi diagnosticado com lesão na musculatura flexora do joelho na primeira rodada da Série B.

Já o meia Marco Antônio está realizando fisioterapia em campo, mas ainda não está liberado. Ele sofreu um desconforto na região anterior da coxa no fim do mês passado.