Talles Brener assinou contrato com o Rukh Lviv em julho do ano passado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)

Um dia após a Rússia iniciar a invasão militar na Ucrânia, o meio-campista mineiro Talles Brener, que defende o time ucraniano Rukh Lviv, já está na fronteira com a Polônia, esperando apenas autorização para deixar o país. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (25/2) pelo pai do atleta, Joel de Paula.



Ele é um dos atletas mineiros que estão angustiados por causa do ataque russo à Ucrânia. No Brasil, parentes estão fazendo apelos às autoridades brasileiras para que eles sejam retirados do país. Sueli Carvalho, mãe de Guilherme Smith, jogador do Zorya, foi uma delas.

Dazn

 
Em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, terra natal de Talles Brener, a família vive momentos de apreensão enquanto espera mais notícias.

"Muita apreensão até eles chegarem à fronteira, a fila de carro está muito grande, então eles foram caminhando e agora só falta a liberação na fronteira e tem alguém esperando eles para levar para o hotel", explica o pai.



"Muito difícil o que eles estão vivendo. Tem gente chegando à fronteira e tendo que voltar para a casa", relata.
 
Talles está acompanhado da namorada e de outros dois casais, incluindo companheiros de equipe, como o ex-volante do Bahia Edson Fernando, que postou um vídeo mostrando a travessia.
Dazn

 
O pai do atleta mineiro ainda aguarda mais informações. Até agora, sabe que há um empresário esperando o filho do outro lado. Ainda não tem detalhes se o filho está contando com apoio do governo brasileiro.
 

"Estamos bem"

 
Talles chegou a tranquilizar familiares nas redes sociais. “Estamos bem”, disse em uma postagem feita nessa quinta-feira (24/2). 




“Boa noite, em meio às circunstâncias ocorridas aqui na Ucrânia venho comunicar a todos que estamos bem, obrigado pelas mensagens de apoio e oremos que tudo isso possa passar o quanto antes no país”, postou. 

Talles Brenner estava em Lviv, no Oeste do país. Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, a sirene de alerta de risco de bombardeio foi acionada. No município, com cerca de 700 mil habitantes, as autoridades pediram que todas as luzes fossem apagadas como medida preventiva.

O jogador de Divinópolis assinou contrato com o time ucraniano em julho do ano passado, com validade por três anos. O campeonato no país seria retomado nesta sexta, mas foi suspenso.




Ele começou a carreira com oito anos, nas categorias de base do Palmeiras. Também passou pela base do Flamengo e da Inter de Limeira-SP, onde subiu para o futebol profissional.

O divinopolitano ainda tem passagens por Fluminense, Noroeste-SP, Mirassol-SP, Vila Nova-GO e Olympik Donetsk-UCR. 
 

Outros jogadores

Também atuam no futebol ucraniano os mineiros Fernando, do Shakhtar Donetsk, e o meia Juninho, do Zorya. 

Taynara Freitas, cunhada de Fernando Santos – atacante belo-horizontino de 22 anos, que atua no Shakhtar desde 2018 –, disse que a família ainda aguardava a resolução da situação do jogador.