2

Mãe de atleta que mora na Ucrânia faz apelo às autoridades: 'Me ajudem!'

Sueli Carvalho conta a aflição de ter seu filho Guilherme Smith preso na Ucrânia em meio à guerra

24/02/2022 19:08 / atualizado em 24/02/2022 20:27
compartilhe
O mineiro Guilherme Smith tem apenas 18 anos e é jogador do Zorya, da Ucrânia
foto: Reprodução/Instagram

O mineiro Guilherme Smith tem apenas 18 anos e é jogador do Zorya, da Ucrânia


Os ataques russos ao território ucraniano vêm gerando angústia em dezenas de jogadores brasileiros que vivem no país invadido e seus familiares. Sueli Carvalho, mãe do atacante Guilherme Smith, do Zorya, da Ucrânia, é uma. Ela vem fazendo apelos nas redes sociais para que as autoridades ajudem seu filho a voltar para o Brasil.
 
 

"Estou muito preocupada, porque as notícias que estão chegando não são boas. Peço a todas autoridades que venham ajudar, não só ao meu filho, mas a todos os brasileiros que estão lá, precisando de um apoio. Que alguém venha fazer algo para ajudá-los. Estou muito preocupada, gente. Me ajudem!", disse em vídeo publicado no Instagram.

No início da madrugada dessa quinta-feira (24), tropas russas invadiram a Ucrânia e deram início ao momento mais delicado da relação entre as nações do leste europeu. Principalmente após a paralisação do Campeonato Ucraniano, jogadores brasileiros e seus familiares tentam deixar o país.

Em entrevista para o Superesportes, Sueli Carvalho contou a aflição por saber das dificuldades que seu filho Guilherme Smith está encontrando para deixar a cidade de Zaporizhia, na Ucrânia.

Ela afirmou não estar conseguindo entrar em contato com o jogador frequentemente devido às falhas de sinal telefônico.

"Eu consigo falar muito pouco com ele. Acaba sempre caindo o sinal. Não sei o que acontece. E quando cai o sinal, eu fico preocupada, né?! Mas a última vez que falei com ele, ele disse que não tem mais avião para ele sair da Ucrânia, nem trem", contou.
 
 

Preocupação


Promessa do Zorya, Guilherme Smith é um jovem atacante de 18 anos que saiu cedo do futebol brasileiro para viver na Europa. Apesar de ser natural de Juiz de Fora, nunca atuou nas categorias de base de um clube mineiro. O jogador pertencia ao Botafogo até se transferir para a Ucrânia, em 2020.

Para se adaptar ao país estrangeiro, Guilherme conta com a ajuda do zagueiro Juninho e do atacante Cristian Fagundes, atletas brasileiros que também atuam no Zorya. 

Apesar do apoio dos companheiros, o jovem atacante ainda se sente aflito com a situação de guerra vivenciada no leste europeu.

"Tento passar uma tranquilidade, mas ele está muito preocupado. Eu falo para ele: 'calma, vai dar tudo certo'. Mas sabe como é... Em meio à guerra. Ele falou que já explodiram um aeroporto. Ele está preocupado. Dezoito anos, primeira vez que sai de casa para um lugar longe. Ainda acontece isso...", contou a mãe do jogador.

Sueli Carvalho estava morando na Ucrânia com seu filho, mas retornou ao Brasil no início de 2022. Aflita, a mãe afirma ter dificuldade até mesmo para dormir sabendo a situação que Guilherme está passando.

"Estou muito preocupada. Tem uma semana que não consigo nem dormir. Quando são 5h aqui no Brasil, ele me liga e fala: 'Mãe, está muito preocupante aqui'. Aí fico desorientada. Resta orar, pedir a Deus misericórdia", contou Carvalho.

Nesta quarta-feira (24), o embaixador brasileiro na Ucrânia, Norton Rapesta, garantiu que os atletas brasileiros serão evacuados das regiões onde ocorrem ataques russos. Apesar disso, ele não deu detalhes de como ocorrerá a saída dos jogadores do país.

Compartilhe