2

Embaixador na Ucrânia diz que evacuará jogadores brasileiros do país

Norton Rapesta, contudo, não deu detalhes de como ocorrerá a saída dos atletas do país europeu

24/02/2022 13:38 / atualizado em 24/02/2022 13:57
compartilhe
Jogadores brasileiros pediram para deixar o país
foto: Reprodução

Jogadores brasileiros pediram para deixar o país



O embaixador brasileiro na Ucrânia, Norton Rapesta, garantiu que os atletas brasileiros serão evacuados das regiões onde ocorrem ataques russos. Apesar disso, ele não deu detalhes de como ocorrerá a saída dos jogadores do país.

"Nós vamos evacuar os brasileiros. Jogadores de futebol. Todo mundo", disse Rapesta à BBC. 

Jogadores brasileiros e suas famílias gravaram um vídeo pedindo ajuda à embaixada brasileira para deixar a Ucrânia, após a invasão das tropas militares russas, no início da madrugada desta quinta-feira (24). Eles estão em um hotel em Kiev, na Ucrânia, e temem pela vida.


"Estamos todos reunidos aqui, jogadores do Dínamo e do Shakhtar, com nossas famílias. A gente está hospedado em um hotel devido a toda a situação. A gente está aqui pedindo ajuda de vocês na forma desse vídeo", explica no vídeo postado no Instagram o zagueiro Marlon, de 26 anos, um dos 12 jogadores brasileiros do Shakhtar Donetsk, clube que participa regularmente na Liga dos Campeões.

"A gente está aqui pedindo ajuda pra vocês através desse vídeo devido à falta de combustível que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, não tem como a gente sair. A gente pede muito apoio ao governo do Brasil, que ele possa nos ajudar", acrescenta.

Nas imagens aparecem o atacante David Neres, recém-chegado ao Shakhtar vindo do Ajax Amsterdam, e jogadores do Dínamo de Kiev, no saguão de um hotel. Entre os atletas que aparecem no vídeo é possível identificar ainda o lateral Dodô, ex-Coritiba e o meio-campista Pedrinho, ex-Corinthians.

Com eles, suas esposas e filhos sentados em um sofá. Uma das mulheres também se pronunciou: "Nos sentimos realmente abandonados, porque não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil [...]. Saímos com uma peça de roupa e não sabemos como vamos resolver a situação", desabafa uma das esposas dos jogadores".

Campeonato Ucraniano, que começaria nesta sexta-feira, foi suspenso. 

Também nas redes sociais, o lateral-esquerdo Junior Moraes, do Shakhtar, avisou para alguns seguidores que a situação na Ucrânia é "grave" e que os brasileiros "aguardam uma solução para sair" do país atacado. Ele inclusive é naturalizado ucraniano. 

ex-atleticano Cazares também se manifestou, para tranquilizar os familiares no Equador.

Compartilhe