Início do Campeonato Mineiro, marcado para 21 de janeiro, está suspenso pelo STJD (Foto: Staff Images)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou a suspensão do Campeonato Mineiro 2023. A decisão foi tomada por causa do imbróglio envolvendo Betim e Ipatinga. As duas equipes disputaram o Módulo II no ano passado, e a equipe do Vale do Aço acabou conquistando o acesso.




"Diante desta moldura, outro caminho não há que ser trilhado, senão o da CONCESSÃO DA LIMINAR vindicada, por meio da determinação de suspensão do início do Campeonato Mineiro Modulo I de 2023, até o trânsito em julgado do Processo n.329/22 do TJDMG, ou ulterior determinação deste STJD", diz a decisão do STJD.

Betim vem acionando a Justiça para denunciar supostas irregularidades praticadas pelo Ipatinga no registro de atletas para a disputa da última edição do Módulo II do Campeonato Mineiro. 

O clube alega que o Ipatinga teria falsificado as assinaturas das carteiras de trabalho de todos os jogadores que disputaram o Módulo II do ano passado, principalmente os que foram relacionados para a partida contra o Boa Esporte, pela 10ª rodada. 



O Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) está em recesso até 22 de janeiro. No entanto, uma sessão extraordinária ocorrerá, de forma virtual, no dia 19, para definição do caso.

"De toda a sorte, por meio da última decisão proferida por sua Presidência, embora na pessoa, agora, de seu Vice-presidente, o TJD Mineiro contrariou sua posição institucional anteriormente manifestada, no sentido de somente agora, designar Sessão de Julgamento para apreciar o recurso, o fazendo para o dia 19/01/23", diz parte da decisão do STJD.

Em contato com a reportagem, a Federação Mineira de Futebol afirmou que não foi informada oficialmente da decisão do STJD. 



O Ipatinga, por sua vez, diz que segue a preparação para a competição e que confia na Justiça. "Mantemos nosso foco total em nossa preparação para disputa do Campeonato. Acreditamos e confiamos na Justiça. Nada irá tirar nosso foco da competição", disse Nicanor Pires, presidente do Tigre.

TJD-MG rechaçou pedido


Em 6 de dezembro do ano passado, o TJD-MG  rechaçou o pedido do Betim. Por quatro votos a zero, o relator do processo, bem como os demais auditores entenderam que o caso deveria ser analisado pela Comissão Nacional de Resoluções Desportivas (CRND), órgão colegiado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entretanto, a entidade não prevê em seus artigos punições as quais o Betim solicitava ao Ipatinga. 
 
Se a entidade julgadora reconhecesse a irregularidade e aplicasse punição ao Ipatinga, a equipe perderia a vaga conquistada ao Módulo I. Isso porque o Betim ficou na terceira posição do hexagonal final, com 18 pontos – um a menos que o Tigre (vice-colocado). O líder foi o Democrata-SL. 



O Módulo I do Campeonato Mineiro de 2023 está marcado para começar em 21 de janeiro, e terá novo formato de disputa.