2

Betim aciona Ipatinga novamente no TJD e pode ficar com vaga no Mineiro

Equipe da Grande BH alega que o clube do interior falsificou assinaturas nas carteiras de trabalho dos jogadores

19/10/2022 15:59 / atualizado em 19/10/2022 22:03
compartilhe
Betim ficou a um ponto do Ipatinga no Módulo II
foto: Daniel Gonzaga/Betim

Betim ficou a um ponto do Ipatinga no Módulo II


As denúncias envolvendo Betim e Ipatinga parecem longe de ter uma resolução definitiva. O time da cidade, como é conhecido o Betim, acionou o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) novamente, nessa segunda-feira (17/10), para reportar 'novas' irregularidades na carteira de trabalho dos jogadores do Ipatinga. Caso o time seja punido, o Betim ficará com a vaga de acesso à elite do Mineiro.

Segundo o documento do TJD, o Betim apontou que o Ipatinga teria falsificado as assinaturas das carteiras de trabalho de todos os atletas que disputaram o Módulo II, principalmente os que foram relacionados para a partida contra o Boa EC, válida pela 10ª rodada do campeonato. 

Caso o TJD reconheça a irregularidade e aplique punição ao Ipatinga, a equipe perderá a vaga conquistada no Módulo II. Isto porque o Betim ficou na terceira colocação do hexagonal final da competição, com 18 pontos - um a menos que o Ipatinga, vice-colocado. Ou seja, em caso de perda de pontos do Tigre do Aço, o clube da Grande BH ficará com a vaga na elite do futebol mineiro. 

Julgamento


No início do mês de outubro, a FMF respondeu a primeira denúncia, que envolvia a acusação de não assinatura das carteiras de trabalho, e afirmou que o TJD não era competente para julgar a questão, mas sim o Conselho Nacional de Resoluções de Disputas (CNRD). No entanto, o Betim defendeu que cabe ao TJD julgar o caso.


"Art. 24. Os órgãos da Justiça Desportiva, nos limites da jurisdição territorial de cada entidade de administração do desporto e da respectiva modalidade, têm competência para processar e julgar matérias referentes às competições desportivas disputadas e às infrações disciplinares cometidas pelas pessoas naturais ou jurídicas mencionadas no art. 1º, § 1º."


Posição do Ipatinga


Em contato com o Superesportes, o clube informou que ainda não foi notificado oficialmente e que por enquanto, trata a denúncia como uma 'especulação'.

O Campeonato Mineiro de 2023 ainda não possui datas oficiais para começar. O Conselho Técnico para definir os detalhes da competição será no dia 24/10, às 14h30, no Mineirão. A reunião contará com os representantes dos 12 clubes do Módulo I para definir as bases do campeonato. A tendência, portanto, é que o TJD atue rapidamente na apuração dos fatos.


Compartilhe