2

Atletas e funcionários revelam calote do Ipatinga; clube se posiciona

Funcionários do Ipatinga publicaram nota relatando falta de pagamento de salários. Clube disse que burocracias da SAF impossibilitaram quitação

08/09/2022 19:17 / atualizado em 08/09/2022 21:51
compartilhe
O Ipatinga retornou à elite do futebol mineiro após 11 anos
foto: Rafael Leandro / Ipatinga

O Ipatinga retornou à elite do futebol mineiro após 11 anos


O Ipatinga Futebol Clube garantiu o acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro de 2023 e voltou à elite do estadual depois de 11 anos. Porém, nesta quinta-feira (8/9), funcionários e atletas do clube publicaram nas redes sociais uma "nota de indignação" revelando que estão com os salários atrasados. Eles pedem que a entidade cumpra com suas obrigações.

SAF


Em junho, a SAF do Ipatinga foi aprovada em Conselho Deliberativo. O diretor do projeto é o empresário Marcos Ferraz, dono da Kraken Esportes. A organização do clube-empresa se planeja para pagar a dívida do Ipatinga, especulada em mais de R$ 36 milhões. 

A reorganização do clube permitiu que o Ipatinga fizesse uma boa campanha no Módulo II do Campeonato Mineiro. O Ipatinga e o Democrata de Sete Lagoas conquistaram vaga para o Módulo I e subiram à elite do futebol mineiro.

Nota dos funcionários


Nas redes sociais, os funcionários alegaram que não recebem pagamento desde o encerramento do Módulo II. O diretor da SAF do Tigre, Marcos Ferraz, prometeu creditar o salário até 20 de agosto. No entanto, não foi cumprido.

No comunicado, os atletas solicitam uma resposta do clube. 

NOTA DE INDIGNAÇÃO

Venho através desta, tornar público a insatisfação do grupo de atletas e comissão que defenderam o Ipatinga FC na disputa do Campeonato Mineiro Módulo II 2022 com o Sr Marcos Ferraz (USDSPORTS)  e demais membros responsáveis pelas pendências financeiras existentes conosco.

Vale lembrar que o nosso suor, fruto do comprometimento e trabalho árduo diário, resultou no retorno do clube para a elite do futebol mineiro depois de 11 anos. Este trabalho é merecedor de um direito básico na vida de um trabalhador, que é o salário.

Porém, desde que encerrou a competição (Módulo II 2022), não recebemos o salário correspondente ao último mês de trabalho que foi finalizado no dia 30 de julho e o restante da premiação. A promessa era de quitar ATÉ 20 DE AGOSTO, mas não foi cumprido. Quase vinte dias depois do prazo estourado, resolvemos nos manifestar.

A motivação para este manifesto não é simplesmente interesse no dinheiro propriamente dito. O que queremos é minimizar o momento sofrido que alguns pais de famílias estão passando, com necessidades pesadas dentro de casa, que seriam aliviadas se o IPATINGA FC honrasse com suas obrigações.

Queremos uma resposta, queremos um sinal, queremos o nosso salário!

Posicionamento do clube


Em contato com o Superesportes, o clube se posicionou sobre a situação dos salários atrasados e alegou que os processos burocráticos da SAF impossibilitaram que alguns créditos fossem realizados. 

Após a conclusão do Módulo II, alguns ex-funcionários entraram com processos trabalhistas contra o clube. De acordo com a direção, o processo de SAF ainda não está completo e isso gerou transtornos.

"Enquanto o CNPJ da SAF não é estruturado, o Marcos Ferraz ainda não é legalmente o proprietário do clube. Então, isso gerou alguns transtornos e bloqueios. Ainda não tínhamos negociado nada", informou o Ipatinga.

O clube afirmou que os jogadores e funcionários vão receber, mas que a data prevista não foi suficiente para solucionar os problemas jurídicos.  

"Os jogadores vão receber. Isso foi claro o tempo inteiro. A documentação e a burocracia estão sendo executadas e assim que ficar pronta vamos conseguir resolver todos os problemas, porque teremos uma conta bancária livre e não teremos problemas com o bloqueio judicial."
 
"Estamos tentando assumir a SAF desde abril, mas a inclusão do nome do Mário Ferraz e da Kraker Esportes dentro do processo está criando essa dificuldade imensa. Nossa intenção não era criar nenhum tipo de problema relacionado a isso", acrescentou.

O clube estima que cerca de R$ 200 mil estejam atrasados em pagamento. A nova promessa é que dentro de 30 dias tudo esteja resolvido.

"Dentro dos próximos 30 dias [será resolvido]. Isso não é dificuldade financeira. O problema não é a parte financeira. O problema é a parte jurídica. Foram os problemas que esses processos trabalhistas estão causando."


Compartilhe