2

Luxemburgo quer Marcinho jogando simples no Cruzeiro: 'Tem que mudar'

'Ele tem todo o meu apoio para que faça tudo sem virar a bunda de um lado para o outro', diz treinador sobre camisa 11 da Raposa

11/08/2021 22:21 / atualizado em 12/08/2021 07:25
compartilhe
Luxemburgo diz que Marcinho vai ter que mudar jeito de jogar
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Luxemburgo diz que Marcinho vai ter que mudar jeito de jogar

Vanderlei Luxemburgo afirmou que Marcinho “terá de mudar um pouco a maneira de jogar” para conquistar espaço no Cruzeiro. Segundo o treinador, o camisa 11 pode manter o estilo de jogo de drible, desde que demonstre objetividade e busca pelo gol. Luxa colocou Giovanni à frente na disputa pela titularidade em razão do melhor rendimento nas características de distribuição de bola, armação e finalizações de longa distância. O meio-campista marcou o segundo gol no empate por 2 a 2 com o Vitória, nesta quarta-feira, no Independência, pela 17ª rodada da Série B.


“Que ele busque o espaço dele. Mas se você pegar o Giovanni, ele conseguiu clarear muito mais as jogadas que o Marcinho. Ele conseguiu achar os jogadores e os colegas. O Marcinho vai ter que mudar um pouco a maneira de jogar. Pode driblar, não sou contra driblar, dar caneta ou chapeuzinho, mas tudo isso precisa ser feito com simplicidade. É um jogador talentoso que pode buscar o espaço no time. Agora, ele tem que adquirir esse direito de jogar”, analisou o técnico.

“Não adianta vocês da imprensa dizerem quem tem que jogar, pois eu tenho que ver como o jogador funciona dentro da equipe para poder jogar. A análise de vocês é uma, a minha é diferente. Por exemplo, entre Marcinho e Giovanni, eu fico com Giovanni que fez a equipe jogar muito mais. Ah, o Marcinho entrou bem, mas não entrou como deveria entrar, dando mais velocidade, tapa na bola, chegando à linha de fundo e achando os colegas”, complementou.

Na sequência da resposta, Vanderlei disse que Marcinho precisa não enfeitar tanto nas jogadas. “Tudo é um processo de trabalho, não estou incomodado com isso, mas vejo o jogo de uma maneira diferente. E quando falo isso aqui que o Marcinho virou a bunda de um lado para o outro, não estou queimando o jogador, e sim falando uma realidade que ele precisa aprender”, frisou.

“Ele é muito jovem, e sendo muito jovem, eu preciso ensiná-lo e externar isso. Ele tem todo o meu apoio para que faça tudo que ele fez sem virar a bunda de um lado para o outro, driblando, dando caneta, dando lençol e achando os companheiros com simplicidade. Ele vai crescer muito, futebol é simplicidade”, concluiu.


Marcinho entrou no lugar de Marcelo Moreno no intervalo do jogo contra o Vitória. De acordo com o SofaScore, ele contabilizou 81% de acerto nos passes (17 em 21), três finalizações (uma certa) e 12 perdas de posse de bola. Já Giovanni marcou um gol de fora da área e teve 93% de eficácia nos passes (28 em 30), além de êxito em quatro das cinco tentativas de lançamento.

Enaltecido por Luxemburgo, Giovanni tem chance de ganhar a posição no meio-campo no jogo contra o Sampaio Corrêa, às 16h30 de sábado, no Independência, pela 18ª rodada da Série B. O Cruzeiro precisa do triunfo para se distanciar da parte de baixo da classificação, na qual ocupa o 15º lugar, com 17 pontos - três a mais que o Vitória, 17º, e a 12 do Guarani, 4º colocado.


Compartilhe