Basquete
None

MINAS

Espiga elogia elenco, mas prega cautela após bom início do Minas na temporada

Time tem três vitórias no NBB e está na segunda fase da Liga Sul-Americana

postado em 01/11/2018 12:50 / atualizado em 01/11/2018 13:44

Ignácio Teixeira da Costa/Minas
O time de basquete do Minas começou bem a temporada 2018/2019. A equipe está classificada para a segunda fase da Liga Sul-Americana e é quarta colocada no NBB 11. Apesar do bom início, o técnico Flávio Espiga é cauteloso na análise. Ele também elogiou o elenco minas-tenista. Na vitória dessa quarta-feira, sobre o Vasco, por 93 a 65, na Arena JK, em Belo Horizonte, o ala norte-americano Sam Daniel anotou 37 pontos vindo do banco de reservas.

“A gente tenta ter um grupo mais homogêneo possível nas ideias e heterogêneo nas qualidades. Não estava um jogo para o Wesley, mas o Daniel apareceu e fez uma grande partida. Essa é a ideia, a gente tem essas opções a mais, diferentes, para que mude o jogo. A intensidade mudou, a gente começou contra o Vasco muito fraquinho na defesa e deixando eles nas posições que queriam, e atacamos de forma lenta. Quando deu esse ‘start’ conseguimos executar o que estávamos planejando”, disse ao Superesportes.

Com três vitórias em quatro partidas, o Minas é o quarto colocado no NBB 11. A equipe também está classificada para a segunda fase da Liga Sul-Americana, que será disputada em 20, 21 e 22 de novembro deste ano. O grupo do Minas tem os compatriotas Flamengo e Bauru e o argentino Instituto, no qual avança à final o líder da chave. O treinador foi cauteloso na análise desse início de temporada.

“É jogo a jogo. Tem que fazer um trabalho diário, trabalho mental muito forte para não deixar cair naquelas armadilhas de ficar se achando demais. Então é trabalhar cada jogo. FIzemos um bom trabalho, começamos bem, e agora é pensar no Pinheiros, que vai ser mais difícil. Depois viajar e quando chegar a hora da Sul-Americana a gente vai estar preparados também. Acho que é assim, a temporada está só começando, teremos altos e baixos, e a gente tem que estar preparados para isso, estar com a cabeça muito forte para não ir tão fundo e nem ficar se achando demais. É jogar basquete, cada jogo pede uma coisa”, disse.

Após triunfos ante Joinville, na segunda-feira, e Vasco, ambos em casa, o Minas busca sua terceira vitória seguida no NBB 11. Neste sábado, às 19h, o time recebe o Pinheiros, terceiro colocado no campeonato nacional. Espiga considera que a equipe não deve ter muitas mudanças para o jogo contra os paulistas, mas considera que o leque de opções minas-tenista está crescendo.

“Vamos estudar agora, é jogo a jogo, vamos estudar eles. Acho que estamos ficando com um grupo maior de opções para começar jogo ou não, vai depender muito do que estudarmos para o jogo contra o Pinheiros. Temos que ver a situação física dos atletas e seguir o mesmo rumo, não tem que mudar muita coisa”, finalizou o técnico.

Tags: nbb basquete minas