Mais Esportes
None

JOGOS OLÍMPICOS

Jogos Olímpicos de Tóquio têm nova data definida pelo COI

Olimpiada será disputada entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021

postado em 30/03/2020 09:30 / atualizado em 30/03/2020 11:03

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, na manhã desta segunda-feira, a nova data de disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O evento seria realizado neste ano, mas foi remarcado devido à pandemia do novo coronavírus.

A Olimpíada será disputada entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Anteriormente, os jogos seriam entre 24 de julho e 9 de agosto deste ano, mas foram adiados pelo COI após pressão de atletas e confederações.

A decisão do novo calendário foi tomada após estudos e negociações entre o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais. A nova data cumpre a promessa da entidade de que os Jogos de Tóquio-2020 seriam realizados até o verão de 2021 no hemisfério norte.

"Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio-2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 podem ser uma luz no fim deste túnel", disse Bach, em comunicado oficial.

Nesta segunda-feira em Tóquio, membros do Comitê Executivo do COI e do Comitê Organizador realizaram o primeiro encontro desde que os Jogos Olímpicos foram adiados na terça passada. Em uma primeira entrevista com os jornalistas após a reunião, as novas datas não foram confirmadas. Pouco tempo depois, porém, uma nova coletiva foi convocada às pressas para comunicar o anúncio oficial.

"O calendário dos Jogos é a chave para a preparação dos atletas. Isso vai acelerar o nosso progresso", disse Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador, na entrevista coletiva desta segunda-feira. "Nós queríamos ter mais espaço (datas) para a qualificação dos atletas".

Os Jogos de Tóquio-2020, que continuará com o mesmo nome, foram oficialmente adiados na última terça-feira por causa da pandemia do covid-19. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Bach e Shinzo Abe, primeiro ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições.

O orçamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos terá de ser revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir a Tóquio em 2021.

As datas de torneios classificatórios ou pré-olímpicos ainda serão definidos pela federação internacional de cada esporte.
 

Tags: olimpiadas olimpiada maisesportes jogosolimpicos toquio2020 toquio2021