Seleção
None

Para conter prejuízo, Mano Menezes convoca só um jogador por time brasileiro

Nove atletas que atuam no Brasil foram convocados para encarar Japão e Iraque

postado em 27/09/2012 16:08 / atualizado em 27/09/2012 16:37

REUTERS/Sergio Moraes

Em meio à reta final do Campeonato Brasileiro e a intensa disputa por título e vaga na próxima Copa Libertadores, Mano Menezes estabeleceu um limite na convocação da Seleção Brasileira, visando os amistosos com Iraque e Japão.

De acordo com o comandante do time nacional, ficou definido que seriam chamados apenas um jogador por cada clube brasileiro, evitando um prejuízo ainda maior destas equipes nas últimas 12 rodadas da liga doméstica.

“Neste período, ano passado, vivemos situação semelhante. Desta vez é possível ter um limitador, sem prejuízo para aquilo que pensamos ser prioritário: a Seleção. Definimos um jogador por cada clube, pois achamos que desta maneira podemos compatibilizar os interesses. Nosso desejo é minimizar os problemas dos clubes nesta reta final de Brasileiro”, explicou.

Para os jogos dos dias 11 e 16 de outubro, o time contará com os seguintes jogadores que atuam no futebol brasileiro: Dedé (Vasco), Fernando (Grêmio), Jefferson (Botafogo), Leandro Damião (Internacional), Lucas (São Paulo), Neymar (Santos), Paulinho (Corinthians), Thiago Neves (Fluminense) e Victor (Atlético).

Entre os que atuam no País e estão na lista, apenas Neymar, do Santos, não faz parte de uma equipe que está entre os oito melhores da competição - o Peixe é o 12º colocado, ainda distante da briga por uma vaga na Libertadores. A ideia de chamar apenas um jogador por equipe fez com que jogadores elogiados como Ralf, do Timão, Arouca, do Alvinegro Praiano, Luís Fabiano, do São Paulo, e Bernard, do Galo, ficassem fora desta relação.

Depois destas partidas amistosas, que acontecem pouco depois do Superclássico das Américas, Mano explicou que seu plano é não ter nenhum jogador que disputa o Brasileirão em novembro. “Vamos obedecer ao mesmo critério do ano passado, porque certamente teremos uma interferência ainda mais forte. A menos que não tenha nenhum problema, este deve ser o critério”, afirmou.

No dia 3, Brasil e Argentina decidem o Superclássico, em Resistência-ARG. Oito dias depois, o time nacional enfrentará o Iraque, comandado por Zico, às 15h30 (de Brasília), na Suécia. Palco da Eurocopa-2012, a Polônia receberá o outro jogo do time de Mano Menezes, este no dia 16, contra o Japão. O encontro com os nipônicos está marcado para as 9h10 (de Brasília).