2

América chega a um mês sem vitórias e mira reação imediata no Brasileiro

Coelho está há cinco jogos sem vencer na Série A; matemáticos apontam caminho para escapar do rebaixamento

03/08/2021 06:00
compartilhe
América vem de três derrotas e dois empates no Brasileiro
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

América vem de três derrotas e dois empates no Brasileiro

 
Nesta terça-feira (3), o América chegou a uma marca indesejável: o time mineiro completou um mês sem vitórias. Neste período, foram cinco jogos válidos pela Série A do Campeonato Brasileiro, com três derrotas e dois empates. Os resultados foram determinantes para o retorno do Coelho à zona de rebaixamento, que mira reação imediata em busca da permanência.
 
A última vitória do América ocorreu no dia 3 de julho, em partida válida pela 9ª rodada do Brasileirão, diante do Santos, no Independência, em Belo Horizonte. Naquela noite, o time de Vagner Mancini contou com uma atuação brilhante do goleiro Matheus Cavichioli para garantir o triunfo por 2 a 0.
 
Desde então, o torcedor americano não pôde mais comemorar novas vitórias. Neste período, o Coelho foi derrotado por Fortaleza (4 a 0), Atlético (1 a 0) e Sport (1 a 0), e empatou com Grêmio e Atlético-GO fora de casa - por 1 a 1 em ambos.
 
A sequência negativa foi decisiva para a estagnação do América na tabela. Em 18° lugar, o time mineiro soma 11 pontos e está a dois de distância do Cuiabá, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.
 

O que dizem os matemáticos?

 
De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o América tem 48,8% de chances de ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.
 
Ainda segundo os estudiosos, uma equipe que alcançar 45 pontos terá apenas 1,1% de chance de descenso à Segunda Divisão. Para chegar a esta marca, o Coelho precisa somar outros 34 pontos - de 72 possíveis (47,2% de aproveitamento).
 
Com esta conta em mente, a equipe comandada por Vagner Mancini mira algo em torno de 11 vitórias e um empate, nos 24 jogos restantes, para sacramentar a permanência na elite e cumprir a principal meta do ano.
 
O primeiro passo para alcançar o objetivo será diante do Fluminense, às 16h do próximo domingo (8), no Independência, em Belo Horizonte. Se vencer, o América pode deixar a zona de rebaixamento e alcançar a 15ª posição.

Compartilhe